Fonte: OpenWeather

    Roda de Conversa


    Evento discute aspectos médicos e jurídicos sobre o fim da vida

    O evento, que faz parte do projeto ‘Papo com Mestres: diálogos interdisciplinares’, é aberto ao público e traz à tona questões emblemáticas como a morte assistida

    Quem quiser participar da roda de conversa pode fazer sua inscrição, gratuitamente, no site da Faculdade Santa Teresa
    Quem quiser participar da roda de conversa pode fazer sua inscrição, gratuitamente, no site da Faculdade Santa Teresa | Foto: Divulgação

    Manaus - Tema polêmico em diversas esferas, os aspectos médicos e jurídicos sobre o fim da vida serão discutidos, nesta quinta-feira (8), em uma roda de conversas na Faculdade Santa Teresa, bairro Vieiralves, no horário de 17h30 às 18h30.

    O evento, que faz parte do projeto ‘Papo com Mestres: diálogos interdisciplinares’, é aberto ao público, e traz à tona questões emblemáticas como a morte assistida, eutanásia e ortotanásia, além da atuação do Estado e do sistema médico, bem como o poder da família em situações como esta.

    “Podem participar dos debates tanto alunos e profissionais de Direito, quanto de Medicina e Psicologia, pois aborda aspectos inerentes às três áreas”, informa a professora Cristiana Brandão, coordenadora do curso de Psicologia da FST e uma das responsáveis pelo evento desta quinta.

    Além dos professores da própria instituição, que atuarão como mediadores da roda de conversa, foram convidados para o evento a procuradora do Estado, Sálvia Haddad, e o médico intensivista Paulo Gabriel Brandão, que ajudarão a enriquecer o debate com seus conhecimentos técnicos sobre a problemática.

    “No caso de um paciente terminal hospitalizado, a família pode pedir para interromper o tratamento e levar essa pessoa para ter uma morte no aconchego do lar? Quem pode pedir para desligar os aparelhos de um determinado paciente? O próprio doente pode tomar esse tipo e decisão? São questões como essas, que envolvem as diversas áreas do conhecimento que serão discutidas”, explica Cristiana Brandão.

     Conforme ela, a interdisciplinaridade do tema é muito importante para os alunos tanto de Psicologia, quanto de Direito e Medicina, pois envolve aspectos éticos, filosóficos e técnicos das três áreas. 

    “Há uma discussão mundial nesse contexto, sobre a busca da morte que se quer, e muitos países já avançaram nesses aspectos, mas no Brasil ainda estamos engatinhando. Daí a importância desse tipo de proposta para os acadêmicos de cada uma dessas áreas, visto que os alunos de Medicina precisam entender as implicações jurídicas, e os de Direito os dilemas médicos e psicológicos”.

    Quem quiser participar da roda de conversa pode fazer sua inscrição, gratuitamente, no site da Faculdade Santa Teresa, pelo link: Faculdade Santa Tereza

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais: 

    ‘Gente em Foco’ reúne gestores de RH e aborda novas tendências no AM

    Cabrini apresenta palestra sobre jornalismo investigativo em Manaus

    Sexóloga Ana Canosa promove palestra e workshop em Manaus

    Comentários