Fonte: OpenWeather

    Transporte público


    Prefeitura inclui novos ônibus na frota de coletivos de Manaus

    Ao todo serão 300 novos veículos incorporados à frota, ainda neste ano, segundo o Prefeito Arthur Virgílio Neto

    Os veículos integram o primeiro lote de 150 unidades, vindas diretamente da fábrica e que terá a remessa completa entregue até o fim deste mês
    Os veículos integram o primeiro lote de 150 unidades, vindas diretamente da fábrica e que terá a remessa completa entregue até o fim deste mês | Foto: Ingrid Anne/ Semcom

    Manaus- O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto fez a entrega de 112 novos ônibus do transporte público da capital. Os veículos integram o primeiro lote de 150 unidades, vindas diretamente da fábrica e que terá a remessa completa entregue até o fim deste mês, segundo o gestor. Ao todo serão 300 novos coletivos incorporados à frota ainda neste ano. A solenidade de entrega aconteceu nesta terça-feira (15) na Alameda do Samba, ao lado do Sambódromo, zona Centro-oeste. 

    “Os veículos estarão o mais rápido possível nas ruas. Irão oferecer maior comodidade e conforto aos passageiros das diversas zonas da cidade e são devidamente adaptados. Não terá aumento de passagem, o que queremos é que esses ônibus sirvam com qualidade, à população. Pretendo pagar todas as contas da prefeitura em dias até dezembro e eu não quero mexer no valor da passagem de ônibus. Quero deixar uma prefeitura pronta para o próximo prefeito que assumir. Contas em dias e dinheiro no caixa”, garantiu o prefeito.

    Acessibilidade

     A iniciativa faz parte da execução do plano de mobilidade urbana, realizado pela prefeitura e nesse lote, o Sistema de Transporte Público de Manaus, recebeu veículos adaptados para pessoas com deficiência, contando com o elevador de acesso e espaço adaptado. As cadeiras amarelas, também permanecem, obedecendo a lei municipal de Manaus que tornou estes assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. 

    Opinião dos condutores

    O Motorista Humberto Silva Melo, atua na profissão e na capital amazonense há mais de 30 anos
    O Motorista Humberto Silva Melo, atua na profissão e na capital amazonense há mais de 30 anos | Foto: Naylene Freire

    O Motorista Humberto Silva Melo, atua na profissão e na capital amazonense há mais de 30 anos.  Diariamente ele faz viagens na linha 640 e acompanha de perto a real situação dos atuais ônibus na cidade. Para ele a nova entrega é um vitória e conquista tanto para os  operadores do transporte coletivo quanto para os usuários. 

     “É um enorme ganho para a sociedade essa nova frota de ônibus. Dá um ânimo e uma alegria para trabalhar. Os novos carros são mais confortáveis, oferecem mais comodidade e alguns ainda possuem ar condicionado. Estamos felizes e vamos trabalhar de uma outra maneira. Tudo mudou, a tecnologia diferente dos veículos também facilita para o operador. Estamos ansiosos para que os carros comecem a rodar”, disse o motorista.

    | Foto: Marcio James / Semcom

    Usuários

    Guilherme Araújo tem 16 anos e está cursando o 2º ano do ensino médio e é usuário do transporte coletivo. Curioso para ver o lançamento dos novos ônibus, o estudante aproveitou a solenidade da entrega  para saber como será o processo de inclusão dos carros e como isso vai influenciar na vida dos passageiros. Ele acredita que a medida vai mudar a história do transporte em Manaus.

    O estudante Guilherme Araújo,  acredita que a medida vai mudar a história do transporte em Manaus
    O estudante Guilherme Araújo, acredita que a medida vai mudar a história do transporte em Manaus | Foto: Naylene Freire

    “Sou usuário de coletivos, é pego aproximadamente quatro ônibus por dia. É um momento importante, após anos de frota sucateado recebermos novos ônibus. Isso Demonstra que estamos recebemos o retorno do nossos impostos. Somos uma capital, nossa frota precisa ser exemplo para o interior e para outros Estados. Fora que ter ônibus com ar condicionado no nosso clima é uma benção”, destacou Guilherme. 

    Manifestação 

     A preocupação da categoria é devido os novos ônibus não terem o espaço dos cobradores que recebem o pagamento para a utilização do serviço de transporte
    A preocupação da categoria é devido os novos ônibus não terem o espaço dos cobradores que recebem o pagamento para a utilização do serviço de transporte | Foto:

    Durante o evento, cobradores protestaram sobre, segundo os manifestantes, o descaso com o empregos deles. A preocupação da categoria é devido os novos ônibus não terem o espaço dos cobradores que recebem o pagamento para a utilização do serviço de transporte.

    Os manifestantes estavam com cartazes com frases como: “Cobrador também tem família “, “ Não a dupla função ao motorista” e “ Não ao desemprego”. 

    A equipe de reportagem procurou representantes dos cobradores para falar mais sobre a manifestação, mas por medo de represália ninguém quis conceder entrevista.

    Leia mais

     Manaus supera meta do MEC para 2021 e fica entre melhores na educação

    Cobertura vacinal na pandemia está abaixo de 60%


    Comentários