Fonte: OpenWeather

    Ação social


    Fametro leva atendimento odontológico à comunidade no Tarumã

    Em parceria com a Biodental, carreta ofereceu limpeza, extração e outros procedimentos dentários gratuitos a comunitários

    Acadêmicos de odontologia realizaram o atendimento sob a supervisão de professores
    Acadêmicos de odontologia realizaram o atendimento sob a supervisão de professores | Foto: Valdeniza Vasques

    Manaus - Neste sábado (7), o curso de Odontologia da Fametro realizou uma ação social na comunidade “Chegai-vos a Deus”, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Aproximadamente 250 moradores do local foram beneficiados com as atividades promovidas pelo projeto 'Multiplicando Sorrisos', que leva tratamento dentário gratuito para comunidades carentes da capital amazonense.

    Além do atendimento odontológico, que inclui limpeza, extração e restauração de dentes, o projeto também promoveu palestras e atividades educacionais e recreativas para os comunitários, com a doação de kits de higiene bucal, alimentos e roupas. Os procedimentos foram realizados dentro da carreta da Biodental, parceira da faculdade no projeto. 

    Alunos distribuíram kits de higiene bucal
    Alunos distribuíram kits de higiene bucal | Foto: Valdeniza Vasques

    "Já é a segunda vez que realizamos a ação nessa comunidade", conta a coordenadora do curso de Odontologia da Fametro, professora Karina Guimarães. "O Multiplicando Sorrisos tem o objetivo de atender comunidades, escolas e a sociedade amazonense levando não só o tratamento odontológico, mas trabalhando principalmente com a prevenção com orientação sobre a saúde bucal, porque o cuidado começa na prevenção", explicou.

    Cerca de 234 acadêmicos de Odontologia participaram da ação, atendendo os pacientes sob a orientação dos professores. Os alunos também coordenaram as recreações e palestras educativas.

    A coordenadora do projeto, professora Karina Guimarães
    A coordenadora do projeto, professora Karina Guimarães | Foto: Valdeniza Vasques

    A comunidade existe há 15 anos no Tarumã e é composta principalmente por ex-moradores de rua, desabrigados e ex-detentos que encontraram ali a oportunidade de um recomeço.

    Para o líder da comunidade, Epitácio Almeida, a iniciativa de instituições como a Fametro contribui para a recuperação da qualidade de vida e saúde dos moradores. "Para nós é uma grande benção, porque a maioria de quem vive aqui já foi usuário de droga e a droga destrói muito a arcada dentária. Graças a Deus as pessoas têm se inclinado a realizar o bem na vida dos menos favorecidos com ações como essa", disse o líder.

    Orientação sobre saúde bucal fez parte da programação
    Orientação sobre saúde bucal fez parte da programação | Foto: Valdeniza Vasques

    Um dos comunitários atendidos foi o promotor de vendas, Emerson Alfaia, de 36 anos, que passou por uma avaliação e limpeza dentária completa. Ele elogiou a iniciativa de todos os voluntários da ação. "Eles demonstram amor e cuidado tratando a gente e nos ajudaram a ver que há possibilidade de as pessoas mudarem vidas", disse. 

    Comentários