Fonte: OpenWeather

    Inovação


    Alunos elaboram fórmulas de cosméticos utilizando alimentos

    Futuros engenheiros químicos apresentam trabalhos relacionados a sabonetes esfoliantes, tintas de retoque para o cabelo e cremes hidratantes

    A aplicação de propriedades do chuchu na formulação de cremes hidratantes corporais à base de ingredientes naturais, em busca de uma ação antioxidante | Foto: divulgação

    O mercado de cosmético cresce a cada ano e novos produtos são lançados a todo momento. Pensando em trazer alternativas sustentáveis para os consumidores, alunos do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram como projetos de conclusão de curso opções que levam alimentos em suas composições.

    Muitos produtos de higiene pessoal como esfoliantes, cremes, pastas de dente, entre outros, contém em suas formulações micropartículas plásticas, que não conseguem ser filtradas nos sistemas de tratamento de esgoto por conta do tamanho. Para resolver esta questão, o grupo formado pelas alunas Bianca Martines, Gabriela Negrini e Luiza Barba, desenvolveu o MicroRICE, que tem como principal objetivo substituir o plástico, por cascas de arroz.

    Assim como o Color Retouch, desenvolvido pelas alunas Fernanda Felix, Isabella Augustini, Luisa Santi e Marcela dos Santos, que utilizaram resíduos de cacau para produzir uma tinta Semipermanente para retoque da raíz do cabelo. Além de não apresentar amônia e água oxigenada em sua composição, o produto ainda é marcado pela fragrância do cacau, o que acaba reduzindo o custo da fórmula.

    E por fim, a aplicação de propriedades do chuchu na formulação de cremes hidratantes corporais à base de ingredientes naturais, em busca de uma ação antioxidante. O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Beatriz Chyosho, Cristianny Oliveira, Tamara Matos e Thamires Sato, e será apresentado junto com os outros projetos, durante a Eureka 2018.

    O evento ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia, entre os dias 26 a 28 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul. A entrada é gratuita e é aberto ao público.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    Mec anuncia contratacao de 60 profissionais para Hugv em Manaus

    Inpa seleciona 17 bolsistas para pós-doutorado

    Comentários