Fumaça no Amazonas revelam cada vez mais focos de calor
Os municípios de Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho e Itacoatiara, estão no ranking dos 15 municípios que apresentaram mais focos de calor no Amazonas

Manaus - Com a intensidade dos focos de calor, no intenso verão amazônico, crescem as queimadas no Amazonas. O verde tem se tornado cinza nesse período. No último fim de semana, a capital, Manaus, amanheceu tomada por fumaça,
resultado de um incêndio de grandes proporções.
Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho e Itacoatiara, estão no ranking dos 15 municípios que apresentaram mais focos de calor no Amazonas.
Só em 2018, em toda a Amazônia legal foram registrados 64.821 focos de calor, já no Amazonas, de janeiro a setembro foram 9.242 um pouco menos que no mesmo período do ano passado (9.792), no entanto com prejuízos semelhantes.
Consequências
A prática de incêndios é criminosa, passível de multa que pode chegar a 50 milhões de reais. Além de destruir a natureza, os incêndios causados, principalmente pela queima de lixo, trazem graves prejuízos á saúde.
Confira a reportagem completa da TV Em Tempo.
Leia mais:
Fumaça de incêndios em Manaus acende alerta para problemas de saúde
IPCC faz alerta: 'ritmo das mudanças climáticas precisa reduzir'
El niño: incêndios na Amazônia liberaram 4 vezes mais CO2 que estimado