Fonte: OpenWeather

    Novo recurso


    Elas não desaparecem! Mensagens apagadas do WhatsApp podem ser visualizadas

    Nas configurações do Smartphone ou usando outros aplicativos é possível descobrir os conteúdos

    Apesar do recurso, é necessário passar por várias etapas antes de chegar ao local de armazenamento das mensagens. | Foto: Divulgação

    O tão esperado recurso que permite apagar mensagens enviadas pelo WhatsApp, inclusive para quem as recebeu, já pode ser burlado. A opção, disponibilizada no aplicativo, permitia que o usuário se livrasse daquelas mensagens constrangedoras ou enviadas para a pessoa errada. Mas, e se, mesmo depois de apagados, esses dados ainda permanecessem armazenados nos smartphones?

    Essa descoberta foi feita por um grupo de especialistas. Segundo eles, ainda que as mensagens sejam apagadas do aplicativo, elas continuam armazenadas no registro de notificações do Android. É possível acessar o histórico através do menu de configurações do sistema operacional. Outra forma, ainda mais fácil, é utilizando aplicativos que permitem personalizar os elementos do sistema de smartphones como, por exemplo, o aplicativo Nova Launcher.

    Leia também: Cetam divulga resultado preliminar de Processo Seletivo

    Isso quer dizer que, caso o utilizador esteja com o aparelho configurado para notificá-lo no momento que receber mensagens pelo aplicativo, ele poderá ler os textos que foram deletados por meio do histórico. Ao desenvolver a função, a equipe do WhatsApp fez com que os alertas também fossem retidos no momento em que uma mensagem é deletada. Mas isso não se aplica ao registro em si.

    As mensagens apagadas ficam guardadas no registro de notificação de telefones Android.
    As mensagens apagadas ficam guardadas no registro de notificação de telefones Android. | Foto: Divulgação

    Se você está pensando em testar o método, saiba que ele só está disponível para a versão 7.0 do Android ou mais atual. O sistema operacional armazena o histórico, mas também o apaga caso o celular seja reinicializado. Além disso, em todos os casos, apenas os primeiros 100 caracteres da mensagem apagada poderão ser recuperados. O método ainda não foi testado em telefones com o sistema iOS.

    É necessário passar por uma série de passos ou ferramentas específicas para acesso ao histórico. De toda forma, o cuidado na hora de enviar mensagens ainda é a melhor solução para evitar passar por essas situações comprometedoras.

    Leia mais

    Polícia prende grupo que usava Kombi para fazer assaltos em ManausMãe acusa amigo de abusar sexualmente da filha de 7 anos Projeto ‘Canoa Literária’ reúne escolas com trabalhos de incentivos à leitura

    Comentários