Fonte: OpenWeather

    Covid-19


    Primeiro caso de reinfecção por coronavírus é confirmado em Hong Kong

    Novo teste positivo foi feito depois que homem retornou da Espanha

    Novo teste positivo foi feito depois que homem retornou da Espanha
    Novo teste positivo foi feito depois que homem retornou da Espanha | Foto: Reprodução

    Mundo - Um homem de 33 anos, morador de Hong Kong, é o primeiro caso documentado de reinfecção por coronavírus no mundo. Pesquisadores da Universidade de Hong Kong informaram nesta segunda-fira (24) que o paciente se recuperou do vírus em abril, mas testou positivo novamente no início deste mês depois de retornar da Espanha. 

    Inicialmente, as autoridades sanitárias acreditavam que o homem apenas havia mantido o agente viral em seu corpo desde a primeira infecção. Entretanto, os cientistas identificaram que as sequências genéticas do vírus contraídas pelo homem em abril e agosto são diferentes. 

    "Muitos acreditam que os pacientes recuperados da covid-19 têm imunidade contra reinfecções porque a maioria desenvolveu uma resposta baseada em anticorpos neutralizantes no soro", aponta o estudo. Ainda segundo os pesquisadores, "há evidências de que alguns pacientes apresentam níveis decrescentes de anticorpos após alguns meses". 

    A pesquisa conduzida pela Universidade de Hong Konge foi aceita pela revista médica Clinical Infectious Diseases e publicada pela Universidade de Oxforde. 

    Maria Van Kerkhove, líder de resposta à pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), comentou a descoberta nesta segunda. "Não precisamos tirar conclusões precipitadas, mesmo que este seja o primeiro caso de reinfecção documentado". 

    Ela ainda pontuou que não há estudos que apontem a duração da imunidade ao vírus Sars-CoV-2, causados da Covid-19. Maria pediu que os países continuem acompanhando e documentando os casos. 

    "Temos mais de 24 milhões de casos registrados até o momento e precisamos olhar pra isso a nível populacional". 

    Leia mais:

    OMS: 172 países estão envolvidos em planos para vacina contra Covid-19

    Reabertura das agências do INSS é adiada para 14 de setembro

    Comentários