Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Tarumã Alive promove conscientização ambiental, esporte e cultura para frequentadores da Marina do Davi

    Objetivo é concientizar a população

    Remada ambiental | Foto: Maxi Midia

    Com o objetivo de conscientizar a população acerca da poluição de rios e igarapés da região metropolitana de Manaus, principalmente em relação ao Tarumã Açu, será realizada no dia 16 de dezembro a segunda edição do Tarumã Alive. A Marina do Davi, na Ponta Negra, receberá o projeto a partir das 8h. A entrada é gratuita.

    A iniciativa contará com um mutirão de limpeza no igarapé Tarumã Açu, promovido pela Remada Ambiental, que já desenvolve mensalmente a ação e em dois anos retirou aproximadamente 12 toneladas de lixo daquela área. Além disso, serão ministradas oficinas de esportes aquáticos como stand up paddle, parasail e wakeboard. Durante todo o dia também haverá uma programação musical com Márcia Novo, Márcio Cigano, Nunes Filho, Alaidenegão e Dj Marquinho Leão.

    “O Tarumã Alive surgiu de um projeto já existente, o Remada Ambiental. Nela, mensalmente, um grupo de voluntários se reúne para fazer a limpeza de alguns pontos da Marina do Davi e adjacências. Com isso, pensamos em ampliar o dia de remada e incluir esportes e cultura”, explica um dos idealizadores, Jadson Maciel.

    Segundo o coordenador de esportes do projeto, Lúcio Bezerra, as atividades serão abertas para quem quiser participar. “O evento é gratuito e destinado a quem quer fazer diferente. A nossa ideia é mostrar para as pessoas da comunidade o lugar que nós vivemos e o que podemos fazer com aquela região limpa”, destaca.

    Para a cantora, Márcia Novo, que também é uma das idealizadoras, a iniciativa é uma forma de valorizar o bem mais precioso do amazonense, que é a natureza. “Cresci visitando as regiões com rios e igarapés da cidade e, ao longo dos anos, pude perceber o quão prejudicadas essas áreas foram pelo acúmulo de lixo, falta de preservação, entre outros motivos. Por isso, estamos reunidos novamente para fazer a diferença”, afirma.     

    Yasmin Amaro, voluntária da Remanda Ambiental conheceu o projeto há um ano e meio e, desde então, sempre está presente em suas ações. A acadêmica de engenharia ambiental, ressalta a importância das ações realizadas mensalmente na Marina do Davi. “Eu sou da área ambiental e luto por um mundo mais equilibrado, participo de outros projetos na cidade e vi mais uma oportunidade de contribuir para uma cidade melhor e atrair outras pessoas para a causa. Os igarapés da cidade precisam de uma atenção especial da população e para isso, ela precisa entender como o descarte incorreto dos seus resíduos impacta o meio ambiente”, relata.

    A primeira edição do Tarumã Alive ocorreu em dezembro do ano passado e contou com aproximadamente 150 participantes. Quem deseja se voluntariar e participar do projeto deve acessar o formulário e fazer sua inscrição através do link: http://goo.gl/k2tXCd.

    TARUMÃ ALIVE, CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

     - Meio ambiente:

    8h as 12h - Remada Ambiental (mutirão de limpeza)

     - Esporte:

    12h as 16h- Oficinas de esportes aquático (Wakeboard, SUP, entre outros)

      - shows:

    16h as 23h - Show das bandas (Marcia Novo, Marcio Cigano, Nunes Filho, Alaídenegão e Dj Marquinho Leão)

     Serviço


    Segunda edição do Tarumã Alive

    Quando: 16 de dezembro, sábado, das 8h às 23h

    Onde: Marina do Davi, Ponta Negra

    Informações: (92) 8188-4145.

    Comentários