Fonte: OpenWeather

    Produtos regionais


    Cresce procura por cosméticos com matéria-prima da Amazônia

    Produtores locais disputam com grandes marcas, mas tem encontrado saída com o consumidor amazonense e turistas

    Cosméticos da Amazônia | Foto: Ione Moreno

    Manaus - A Amazônia é rica em matérias-primas que oferecem inúmeras possibilidades para a fabricação de produtos dos mais diversos segmentos. Porém fabricá-los e inseri-los no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Além de qualidade, a competitividade com grandes empresas é o maior desafio, uma vez que é fundamental contar com parceiros comerciais para conseguir alcançar um público maior. Ainda assim, no geral é um mercado aberto para abertura do negócio próprio.

    Em Manaus, a empresa Aroma Natural da Amazônia aposta nesse nicho há cinco anos. De acordo com o proprietário, Genilson Rocha de Oliveira, os produtos naturais oferecem um grande leque de oportunidades comerciais.

    “Como representante comercial, eu comecei a perceber que esse mercado era favorável, uma vez que o material necessário não é difícil de encontrar. Foi então que estudei sobre os óleos, extratos e folhas da região para fabricar os produtos. Hoje ofereço um mix de 120 produtos e trabalho fornecendo para mais de 800 revendedores só na capital”, explica Genilson.

    Com um ponto no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro, Zona Sul, o comerciante Guilherme Alexandre é um dos revendedores da marca e garante que os produtos têm uma boa aceitação, não só dos turistas nacionais e estrangeiros, mas também dos manauenses.

    Cosméticos Regionais
    Cosméticos Regionais | Foto: Ione Moreno

    “Temos outras marcas da região. Mas, nós preferimos vender esse tipo de produto por conta da qualidade e preço acessível. Aqui conseguimos vender um pote de esfoliante corporal de 250 miligramas (mg) por R$ 35, e ainda temos um bom lucro. Além disso, a apresentação chama a atenção pelo capricho da marca”, avalia o comerciante.

    Qualidade e bom preço é um dos pré-requisitos para a empresa que vêm ganhando espaço no mercado regional, nacional e internacional. Genilson explica que hoje, além da capital, ele atende mais de 15 municípios como Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), que responde por 30% do faturamento mensal da empresa.

    Leia também: Falta de incentivos ‘fecha portas’ no Polo Industrial de Manaus

    Mas, a Aroma Natural da Amazônia já ultrapassa fronteiras e fornece cosméticos amazônicos para algumas cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, Bahia, São Paulo e Santa Catarina são alguns que compram com frequência os produtos.

     Internacional

    A comercialização que acontece tanto de forma direta (da fábrica para o varejo) como por meio de representantes e distribuidores também já alcançou Portugal, Estados Unidos da América e Itália. O produto mais vendido é o sabonete intimo composto com extrato de copaíba e crajiru, seguido da linha com extrato de mulateiro que é usado para manchas e rugas, seguido pelos produtos com aroma de açaí.

    Cosméticos Regionais
    Cosméticos Regionais | Foto: Ione Moreno

    Para avançar no mercado, a empresa aposta em parcerias com artesãos locais para produção de embalagens e kits para presentes. O empresário conta que está satisfeito com os resultados mas espera que o segundo semestre seja melhor que o primeiro. “As vendas foram boas no primeiro semestre, mas sofremos com a inadimplência, não adianta muito ter as vendas aquecidas se os clientes não pagam. A expectativa para o segundo semestre é melhor principalmente com a chegada das festas de fim de ano”, concluiu.

    Hoje em Manaus, é possível encontrar consumidores que preferem produtos naturais a industrializados de grandes marcas. A dona de casa Sandra Nunes é uma que virou cliente fiel após ganhar um produto regional. “Ganhei um kit de banho em uma confraternização e nunca mais parei de usar, acho importante mostrar que temos produtores que oferecem qualidade, bom preço e uma linda apresentação, além disso dar uma força para os empresários locais é fundamental”, declara.

    Leia mais:

    Marca nova de cerveja chega a Manaus de olho nas velhas conhecidas

    Confira os preços praticados em postos de combustíveis em Manaus

    ADS reestrutura atendimento do Balcão de Agronegócios


    CIDADANIA - ELEIÇÕES 2018

    Comentários