Fonte: OpenWeather

    COMPRAS DE FIM DE ANO


    População consome no Natal, porém gasta menos, diz pesquisa

    Estudo internacional mostra que os brasileiros pretendem comprar menos no feriado natalino deste ano

    A pesquisa aponta que o brasileiro está mais cauteloso em relação ao seu 13º salário e está priorizando as dívidas | Foto: Leonardo Mota

    São Paulo - O Brasil atualmente é o 7º maior mercado consumidor no feriado de Natal do mundo, no entanto, segundo a pesquisa de comportamento divulgada pela Ferratum, empresa de empréstimo online sem burocracia, a previsão é de que 80% dos brasileiros em 2019 querem gastar menos ou o mesmo valor do que gastaram nos feriados de festas comparado ao ano anterior. A pesquisa teve mais de 23 mil entrevistados em todo o mundo.

    Essa é a nona pesquisa produzida e divulgada pela Ferratum que, neste ano, obteve mais de 23 mil entrevistados em 14 países, participaram da pesquisa homens e mulheres entre 18 e 61 anos.

    A empresa faz esse estudo com o objetivo de compreender o comportamento do público brasileiro no período de festas de fim de ano em relação a população de outros países.

    Segundo Guy Levy, diretor geral da empresa que produziu o Barômetro Internacional de Natal 2019 da Ferratum, os números apontam uma cautela do brasileiro em relação aos gastos para essa época, visando aproveitar o 13º salário para quitar dívidas. “O que nossa pesquisa mostrou é que, agora, a população está mais atenciosa a um planejamento financeiro e focada em quitar dívidas, o que resulta em um conservadorismo nesse mercado de fim de ano, porém, cria situações mais confortáveis para um possível poder de compra no futuro", afirma o diretor geral da Ferratum Brasil.

    Até mesmo em viagens, onde os brasileiros são campeões nessa época do ano, as intenções estão em baixa
    Até mesmo em viagens, onde os brasileiros são campeões nessa época do ano, as intenções estão em baixa | Foto: Arquivo Em Tempo

    Nem nas viagens 

    A pesquisa aponta outros pontos interessantes da intenção da população do Brasil neste fim de ano. Comparado a outras populações, o brasileiro é o povo que mais viaja nessa época de feriado no fim do ano, com 31% da amostra, seguido dos romenos e dos australianos com 25%.

    No entanto, mesmo disparado à frente nesses números, viajar não é a prioridade dos brasileiros. Pegando a amostra analisada com entrevistados no Brasil, apenas 12% gastam em viagens para território nacional, a intenção da população é de 23% em gastos em geral e 21% em comprar roupas, 6% para compra de eletrônicos e atividades para as crianças.

    *Com informações da assessoria de imprensa

    Comentários