Fonte: OpenWeather

    Beleza


    Garras afiadas: conheça a tendência para as unhas neste ano

    As garras femininas continuam afiadíssimas e em tempo de home office, com chamadas de vídeo em profusão, ter as mãos bonitas, vistosas, é instrumento de poder

    O impulso veio de celebridades internacionais que aderiram com força ao recurso estético para complementar as roupas e acessórios | Foto: Reprodução

    MANAUS - Quem acompanha as famosas nas redes sociais, como a atriz Cléo Pires, a irmã de Neymar, Rafaella Santos, e a cantora Rihanna, já percebeu que a moda é ter as unhas bem longas. As garras femininas continuam afiadíssimas e em tempo de home office, com chamadas de vídeo em profusão, ter as mãos bonitas, vistosas, é instrumento de poder. Vive-se o renascimento das chamadas nail arts (artes de unha, do inglês.) Mas conseguir essa proeza exige tratamento e cuidado. Normalmente, as mulheres que adotam essa tendência usam unhas de gel, acrílico ou fibra de vidro.

    O impulso veio de celebridades internacionais que aderiram com força ao recurso estético para complementar as roupas e acessórios das apresentações e aparições on-line. Uma das pioneiras do uso de unhas exuberantes foi a cantora Rihanna, aclamada por fãs de faixas etárias mais jovens.

    A partir de então, a moda ganhou tração, com versões cada vez mais exageradas. O acessório cresceu a ponto de se tornar protagonista. Algumas unhas têm dimensões impressionantes (chegam a ter 3 centímetros) e impõem uma questão: é possível, com elas, realizar tarefas básicas como segurar talheres, abrir latinhas de refrigerante ou digitar no teclado do smartphone? Sim, esta parece ser a resposta. Tem feito sucesso no YouTube uma coleção de vídeos em que as pessoas tentam — e conseguem — passar dias ou semanas com unhas imensas, tal qual a rapper Cardi B e a cantora pop Rosalía.

    Aderindo a moda

    A auxiliar administrativo Fernanda Silva, 34 anos, coloca unhas de gel há sete meses. “Fica bem natural, a manicure cola uma extensão na unha. No começo, demorei para me adaptar, ficava difícil até fechar um botão”, conta. Mas ela afirma que gostou do resultado e que agora não fica sem.

    A manutenção deve ser feita de 15 em 15 dias e a moda exige cuidados para não bater nem lascar as unhas longas. “Também é uma economia, porque não precisa mais fazer a unha toda semana”, diz Amanda.

    A especialista em unha em gel, Valéria Souza (@valeriasouza_nails), revela que as unhas mais procuradas por ela são as de estrutura de gel e em formato almond. "Trabalhar com unhas é algo que precisa o tempo todo se aperfeiçoar e se adaptar às novas modas que surgem". 

    Tipos de unhas

     

    Diferentes tipos de unhas
    Diferentes tipos de unhas | Foto: Reprodução

    Os diferentes formatos de unha estão cada vez mais na moda. As simples definições de redonda e quadrada já não são suficientes para abordar os diversos modelos que podem ser feitos nas unhas naturais ou nos alongamentos. Existem as pontudas stiletto, as ousadas batom, as clássicas squoval e ainda várias outras.

    Unha bailarina

     

    Unha bailarina
    Unha bailarina | Foto: valeriasouza_nails

    A unha bailarina tem esse nome por lembrar uma sapatilha de balé. Suas laterais são afuniladas e, as pontas, retas. Para ter esse formato, é importante estar com as unhas longas ou ter alongamento.

    Unha stiletto

    Entre os formatos de unhas mais ousados, o stiletto com certeza é o campeão! Caracterizado por ser triangular e pontiagudo, ele exige alguns cuidados na hora de usar itens delicados, como lentes de contato.

    Unha quadrada

     

    Unha quadada
    Unha quadada | Foto: valeriasouza_nails

    Tradicional, a unha quadrada pode ser curta ou longa e fica boa com qualquer estilo de decoração. Como o próprio nome indica, ela é lixada totalmente reta, lembrando um quadrado.

    Unha batom

    Sabe aquele batom novinho em folha, com a diagonal perfeita? A unha batom é igual a ele. Ela é lixada na diagonal, com as pontas finas ou levemente arredondadas.

    Almond

     

    Unha almond
    Unha almond | Foto: valeriasouza_nails

    As unhas Almond são um meio termo entre stiletto e oval. O seu formato é levemente ovalado com uma pequena ponta, igual ao formato de uma amêndoa. Você pode usar tanto a sua unha natural como uma postiça. O resultado é um estilo mega sofisticado e estiloso.

    Unha redonda

    O tradicional formato redondo é perfeito para quem quer evitar que a unha quebre. Como ela é lixada de forma redonda, sem cantinhos, fica difícil enroscar ou lascar as pontas.

    Unha amendoada

    O nome foi escolhido porque o formato da unha lembra a Amêndoa, uma oleaginosa. Ele pode ser usado por quem tem unhas longas ou curtas e é ótimo para alongar os dedos.

    Unha oval

    O formato oval é outro que pode ser feito em qualquer comprimento de unhas. Ele é sofisticado, delicado e ótimo para as mais desastradas. A diferença dele para o redondo está na ponta, que é levemente afinada.

    O nome squoval vem do inglês e é uma união dos termos square (quadrado) e oval. Esse formato lembra bastante a unha quadrada, porém com os cantos levemente ovalados. Ele é ótimo para quem quer um estilo básico.

    Unha coffin

    O nome coffin vem da palavra caixão em inglês e, apesar de passar a ideia de algo mórbido, o formato de unha coffin é moderno e possui um visual lindo. Exclusivo das unhas longas, ele é comprido e estreito com as pontas retas.

    Unha pico de montanha

    A unha pico de montanha faz parte do grupo de formatos de unhas ousados. Nele, você lixa a sua unha para ficar pontuda e, ainda assim, larga – diferente da stiletto, que é conhecida por ser estreita.

    *Com informações da Veja e do Dicas de Mulher

    Leia Mais

    Senac realiza workshop gratuito de alongamento de unhas; veja aqui

    Comentários