Fonte: OpenWeather

    Capturado


    Foragido do RN preso em Manaus era substituto de 'Juninho Peruano'

    Conforme informou a polícia, Sued Muniz é apontado como chefe do tráfico na Zona Centro-Sul da capital amazonense. Ele foi condenado há mais de 24 anos de prisão

    Após a prisão de "Juninho Peruano", Sued era apontado como chefe do tráfico
    Após a prisão de "Juninho Peruano", Sued era apontado como chefe do tráfico | Foto: Janailton Falcão

    Manaus - “Ele se apresentava com documentos falsos e, ao que parecia, comandava o tráfico de drogas naquela região. Poderia ser apontado como o substituto do traficante Marco Aurélio de Moraes Pinheiro Júnior, o 'Juninho Peruano', - líder de uma facção criminosa que atuava na Zona Centro-Sul da cidade”, disse o delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (16), sobre a prisão de Sued da Cunha Muniz, de 38 anos.

    A apresentação preso ocorreu na sede da Delegacia Geral, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade. Sued é foragido da Justiça do Rio Grande do Norte e acumulava crimes como: roubo majorado, qualificado e formação de quadrilha. Juntos, os delitos somam uma pena no total de 24 anos e sete meses de reclusão em regime fechado.

    O foragido foi apresentado durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral
    O foragido foi apresentado durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral | Foto: Janailton Falcão

    A prisão ocorreu após o desdobramento da operação “Tribunal do Crime”, em que foi possível efetuar a prisão dos envolvidos no assassinato do traficante Rony, ocorrido no último dia 28 de março deste ano. Ele foi capturado na noite da última segunda-feira (14), por volta das 22h30, na rua 26 do bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul da capital.

    Leia também: Condenado a mais de 24 anos, chefe do tráfico é preso em Manaus

    “Ao longo das investigações, constatamos que Sued atuava em conjunto com uma facção criminosa no Rio de Janeiro, na área do bairro da União, em Manaus. Pelo levantamento das informações que recebemos, após a prisão de Juninho Peruano, ele seria um dos cotados a assumir o comando do tráfico naquela região. Conseguimos levantar a ficha dele por uma análise comparativa de foto e confirmamos que se tratava do mesmo indivíduo", explica Torres.

    Sued foi condenado nos anos de 2000 e 2001 no Rio Grande do Norte
    Sued foi condenado nos anos de 2000 e 2001 no Rio Grande do Norte | Foto: Janailton Falcão

    Foragido desde a época em que foi condenado, nos anos 2000 e 2001, Sued foi preso e depois solto, em liberdade provisória, mas decidiu não comparecer novamente às unidades de segurança, quando era intimado pela Justiça, e foi considerado foragido. "Apesar de não ser comprovado o envolvimento dele diretamente com o tráfico de drogas, ele foi preso por não ter cumprido a pena em regime fechado", disse o delegado. 

    Ao término dos procedimentos cabíveis na base do DRCO, Sued será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa vista), onde irá permanecer à disposição da Justiça. Posteriormente, ele será transferido para uma Unidade Prisional do Rio Grande do Norte, onde foi condenado a pena de mais de 20 anos de prisão. 

    Delegado Guilherme Torres informou que Sued foi preso na última segunda-feira
    Delegado Guilherme Torres informou que Sued foi preso na última segunda-feira | Foto: Janailton Falcão

    Erro 

    Anteriormente, conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Amazonas, durante aviso de pauta para coletiva de imprensa sobre a prisão de Sued, foi informado que o foragido era procurado pela Justiça do Rio Grande do Sul.

    Porém, durante a apresentação, na manhã de hoje, o delegado Guilherme Torres esclareceu que houve "um erro de comunicação" e ressaltou que o "foragido é procurado pela Justiça do Rio Grande do Norte.

    Colaborou: Lindivan Vilaça 

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Preso suspeito de desmanchar moto roubada no Novo Israel

    Homem é preso por falsificar dinheiro na Zona Leste de Manaus

    Aposentado é preso suspeito de estuprar e fotografar crianças no AM

    Comentários