Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Você sabia que água com limão pode ajudar no emagrecimento?

    Além de auxiliar no emagrecimento, o limão contém alto teor de vitamina C, possui propriedades anti-inflamatórias e por isso auxilia o sistema imunológico, protegendo o organismo de infecções oportunistas

    A bebida refresca o hálito e melhora a gengivite, auxilia na digestão e contribui para remover radicais livres do aparelho digestivo. | Foto: Divulgação

    Há uma máxima em pessoas que fazem dieta para emagrecer que, tomar água em jejum, ajuda no emagrecimento. Para saber se há comprovação sobre o fato, consultamos uma nutricionista que não só revelou outras propriedades benéficas da mistura, como também explicou que, de fato, a mistura pode ajudar a perder peso.

    O limão contém alto teor de vitamina C, possui propriedades anti-inflamatórias e por isso auxilia o sistema imunológico, protegendo o organismo de infecções oportunistas. Assim como outras frutas cítricas (laranja, acerola e kiwi) é um excelente antioxidante, que estabiliza a estrutura do colágeno, pois tem função de dar mais sustentação à pele, sendo um potente inimigo das rugas, sem falar, é claro, que por possuir ação bactericida, ajuda a eliminar o mau hálito matinal, comum quando as pessoas acordam.

    Emagrecimento

    Daniel emagreceu 4 kg em uma semana tomando a bebida
    Daniel emagreceu 4 kg em uma semana tomando a bebida | Foto: Divulgação

    O cabeleireiro Daniel Nogueira, de 25 anos, concorda que a fruta ajude no emagrecimento. Ele conta que começou a usar a bebida há um mês, e se impressionou com o resultado. “Vi na internet que essa substância ajuda a emagrecer, comecei a beber e, em uma semana tomando a mistura de manhã, percebi um ótimo resultado, perdi 4 kg, disse Nogueira, salientando que, após beber a mistura, não sentia mais fome.

    A Nutricionista Raisa Lima diz que a bebida não é recomendada para emagrecimento, embora ela traga esse benefício. “A bebida refresca o hálito e melhora a gengivite, auxilia na digestão e contribui para remover radicais livres do aparelho digestivo. Isso ajuda nas defesas do organismo, principalmente no sistema imunológico, devido a quantidade de vitamina C. De quebra auxilia na diurese, ajudando a retirar todo o líquido acumulado, o que favorece o emagrecimento", disse a profissional. 

    Uma das explicações, segundo a nutricionista para que as pessoas sintam menos fome, ao consumir água com limão, deve-se a presença da pectina no fruto. A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem capacidade de formar um gel viscoso, característico das geleias de frutas. Entre os alimentos que apresentam maior teor de pectina estão as frutas cítricas, como é o caso do limão. “A pectina ajuda a moderar a fome em excesso, além de acelerar o metabolismo e ajudar na prisão de ventre”, relata Raísa.

    A cabeleireira Dôra Bentes, de 56 anos, fala que consome a bebida há cinco anos, mas não com intenção de emagrecer, e sim para melhorar a fluidez sanguínea. “Eu fico muito em pé, por conta da profissão. Muitas vezes sinto as pernas e pés inchados. A água de limão ajuda a na circulação sanguínea e eu me sinto melhor para as tarefas do dia a dia”, afirmou a cabeleireira.

    O limão contém ainda uma boa quantidade de potássio e cálcio. O potássio é um componente importante para os fluidos das células e do corpo, ajudando no controle cardíaco e pressão arterial.

    Entre outros benefícios que a bebida proporciona, o limão ajuda a equilibrar o PH do corpo em geral, de ácido pra alcalino, além de rejuvenescer a pele. A fruta, além de conter vitamina C, contém também complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).

    Como preparar a mistura de água com limão:

    De acordo com a Nutricionista Raísa Lima uma dose de mistura de água com limão deve conter: 1 limão pequeno para 200ml de água. Ela aconselha acrescentar extrato de própolis ou glutamina para melhoria da imunidade. A profissional lembra que o limão não deve ser consumido puro para não erodir o esmalte dos dentes e nem causar irritação estomacal. Lembrar que é preciso sempre misturá-lo com água.


    Leia mais:

    Ronca muito durante o sono? Veja como resolver o problema 

    Saiba mais sobre o açaí, o superalimento da Amazônia 

    Segredos do tucumã: Muito além do x-caboquinho

    Comentários