Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Chá de hibisco é indicado por especialistas para perder peso rápido

    Além de auxiliar dietas de emagrecimento, o chá de hibisco também é um forte aliado para melhorar a digestão

    Chá de Hibisco é preparado a partir do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa, que pertence à família das malváceas | Foto: Ione Moreno

    Manaus - O chá preparado a partir do botão de uma flor é muito popular em dietas de emagrecimento, além de trazer diversos benefícios para a saúde. Por esses e outros motivos é que o chá de hibisco é muito utilizado por pessoas que buscam uma dieta saudável.

    O chá é o resultado da infusão preparada com parte do cálice do botão seco de uma flor de nome científico Hibiscus Sabdariffa, que pertence à família das malváceas. O chá possui diversas propriedades, como explica a nutricionista Anny Melo.

    “O chá de hibisco contém ácidos polifenóis. Alguns estudos mostram que tal propriedade ajuda a controlar os efeitos da glicemia e do colesterol. Também é fonte de antioxidante como flavonoides e antocianinas”, afirmou a especialista.

    Botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa é diferente do hibisco geralmente encontrado nos jardins
    Botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa é diferente do hibisco geralmente encontrado nos jardins | Foto: Ione Moreno

    Leia também: Conheça 5 sucos poderosos que ajudam a emagrecer

    De cor avermelhada, o chá tem sabor e cheiro característicos e exóticos, porém, não chega a ser amargo

    “O sabor é meio travoso devido à quantidade de antioxidantes taninos”, afirmou a nutricionista Anny Melo. Ainda conforme a especialista, o chá é a forma mais utilizada para o consumo da flor por ter o preparo mais fácil. Quem consome também obtêm melhores resultados.

    A nutricionista explica que, como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer, muitas dietas encontradas na internet chamam atenção, porém deve haver cautela quanto ao consumo. O tempo máximo permitido para a ingestão, segundo alguns estudos, é de 200 ml, duas vezes ao dia. Cada período deve ser intercalando com uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Trocar chá por água não é recomendável.

    A flor de hibisco própria para o chá pode ser encontrada desidratada a granel em lojas de produtos naturais
    A flor de hibisco própria para o chá pode ser encontrada desidratada a granel em lojas de produtos naturais | Foto: Marcely Gomes

    É importante salientar que o chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, a espécie de hibisco que tem os efeitos mencionados.

    “Você pode encontrar a flor já desidratada a granel em lojas de produtos naturais. É um hibisco diferente da espécie normalmente encontrada em jardins”, afirmou a nutricionista Anny Melo.

    Emagrecimento

    A nutricionista Anny Melo explica de que forma o chá de hibisco ajuda a emagrecer.

    “O chá contém ações antioxidantes e diuréticas e, por isso, acaba interferindo no emagrecimento”, disse. A especialista também ressaltou que os benefícios do chá para saúde só se concretizam se a pessoa tiver um estilo de vida saudável. Ou seja, ter boas escolhas na hora da alimentação e praticar atividade física.

    Segundo a nutricionista, além do emagrecimento, o chá também pode ajudar na redução do colesterol e glicemia
    Segundo a nutricionista, além do emagrecimento, o chá também pode ajudar na redução do colesterol e glicemia | Foto: Ione Moreno

    Perder 9 quilos em 2 meses foi um dos efeitos que o microempresário Júnior Lima, de 25 anos, sentiu quando começou a consumir o chá de hibisco após recomendação médica.

    “Eu tinha alguns problemas nos rins e, entre os tratamentos, foi indicado a tomar o chá de hibisco. Eu achei o resultado surpreendente porque além de ajudar a perder peso, me ajudou também a regularizar a absorção de água e gordura no meu intestino”, disse Lima.

    Ele também destacou que o chá foi apenas o acompanhamento de uma dieta balanceada. “O chá foi somente um dos requisitos. Eu fazia dieta com legumes, carne branca e etc. Não sei se teria o mesmo resultado sem a dieta da alimentação, mas gostei do chá. Ele me ajudou bastante”, afirmou.

    Digestão

    O chá de Hibisco pode também ser utilizado para aliviar a sensação de “inchaço” pós almoço, pois também auxilia no processo de digestão. O técnico administrativo Marcos Roberto, de 32 anos, começou a tomar o chá por indicação de uma amiga e se surpreendeu com o resultado.

    “Uma amiga do trabalho recomendou o chá de hibisco para os colegas e comecei a tomar uma pequena dose todos os dias após o almoço. Aparentemente, a sensação de ficar muito cheio depois da alimentação é aliviada”, afirmou.

    Chá de hibisco também ajuda na digestão e regula a pressão arterial
    Chá de hibisco também ajuda na digestão e regula a pressão arterial | Foto: Ione Moreno

    A professora Olga Almeida, de 28 anos, começou a pesquisar sobre os efeitos do chá de hibisco e se surpreendeu com os resultados.

    “Comecei a usar o chá para desinchar o corpo e regular o intestino. Eu não tive recomendação médica, mas li muito a respeito sobre os benefícios e malefícios do chá. Ainda tomo, mas não regularmente. O sabor é bom e eu percebi uma mudança em relação a digestão e o inchaço do corpo”, disse.

    Outros efeitos

    Ainda conforme a nutricionista Anny Melo, além dos benefícios do emagrecimento e de auxiliar na digestão, o chá também pode ajudar na redução do colesterol, glicemia, além de regular a pressão arterial.

    Contraindicações

    Anny Melo fez um alerta sobre as contraindicações do chá de hibisco. Segundo ela, a infusão não é recomendada para gestantes e lactantes.

    “Alguns estudos relatam ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes dos bebês”, afirmou a especialista.

    De cor avermelhada, o chá tem gosto e cheiro característicos
    De cor avermelhada, o chá tem gosto e cheiro característicos | Foto: Ione Moreno

    Modo de preparo

    O preparo do chá de hibisco é simples:

    - Aqueça 200 ml de água até ferver

    - Desligue o fogo e adicione 5g, o equivalente a 1 colher de chá rasa da flor seca

    - Cubra com um pano e deixe descansar de 3 a 5 minutos

    - Coe e beba

    “Para ficar mais saboroso, você também pode misturar essa preparação em algum suco de sua preferência”, afirmou a nutricionista Anny Melo.

    Sempre procure orientação profissional

    A nutricionista salienta que é importante consumir o chá de hibisco com orientação profissional.

    “Cada organismo é singular, para alguns pode ter efeitos positivos e para outros negativos. É importante conhecer bem o organismo ou procurar um nutricionista para indicação do chá. Ele tem efeito diurético e o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, podendo perder nutrientes essenciais ao organismo como: cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta desses nutrientes pode causar desidratação, podendo também prejudicar suas taxas de filtração glomerular e comprometer os rins”.

    Edição: Bruna Souza

    Leia mais:

    Você sabia que água com limão pode ajudar no emagrecimento?

    Saiba mais sobre o açaí, o superalimento da Amazônia

    Estrias? Técnica com aparelho a vácuo elimina até 80% das marcas

    Comentários