Fonte: OpenWeather

    Bem-estar


    Suco detox emagrece? Saiba os benefícios da bebida e o modo de preparo

    Na busca pelo corpo perfeito, vale a pena investir em receitas caseiras? Especialistas dão dicas preciosas para manter a saúde em dia

    Para cada ingrediente, existe uma propriedade singular, apontam nutricionistas | Foto: Ione Moreno

    Manaus - Com a promessa de limpar o organismo e deixar a pessoa mais leve, a bebida mais famosa das academias pode vir em muitas cores e sabores. Os ingredientes é cada um que monta, apostando no que se encaixa mais na rotina física e no paladar. O único problema, afirmam especialistas, é quando a crença do emagrecimento instantâneo é maior que a vontade de ser saudável.

    Os sucos detox são ideais para o verão amazônico, período iniciado desde junho na cidade, em que são tomados sempre gelados. O que mais atrai os olhos alheios, no entanto, é o processo de detoxificação – um tipo de limpeza interna de todas as substâncias nocivas ao corpo trazidas pelos alimentos ingeridos.

    Apesar de controvérsias em debates científicos, a pedagoga Danielle Martins, aposta na dieta das receitas detox desde o começo do ano. Recentemente, ela contou que comprou até um e-book (livro digital) para incrementar novas misturas na rotina alimentar.

    Leia também: Saiba mais sobre o açaí, o superalimento da Amazônia

    Nas academias, a moda é ter uma garrafa com algo misturado com couve
    Nas academias, a moda é ter uma garrafa com algo misturado com couve | Foto: Ione Moreno

    “Acredito que ajuda na minha dieta. Todos os dias, bebo de manhã cedo água de limão e gengibre. É o melhor. Por conta da reeducação alimentar, decidi investir no hábito dos detox, porque tenho gordura acumulada no fígado e ajuda na limpeza do meu corpo”, relatou.

    Apesar de contar bons resultados da experiência, Danielle disse que começou o hábito por conta própria, sem recomendação do endocrinologista, médico que a acompanha no processo de reeducação alimentar.

    A psicóloga Paula Câmara também confirma a ideia e toma, ao menos, quatro vezes na semana em substituição ao café com leite.

    Danielle disse que bebe, todos os dias, água de limão com gengibre
    Danielle disse que bebe, todos os dias, água de limão com gengibre | Foto: Acervo pessoal

    “Costumo tomar sempre um copo de couve, hortelã e limão com tapioca ou outro alimento no café da manhã. Como tenho dificuldade em comer legumes e vegetais, acho mais fácil tritura-los e transformá-lo em bebida”, comentou.

    Adepta dos sucos detox há três anos, ela explicou que cada ingrediente corresponde a um objetivo especial. Quando procura por carboidratos, por exemplo, o suco de beterraba e cenoura é a opção por conter fibras em grande quantidade. “Suco de raízes é ótimo para ganhar força. Já a couve é boa no trato intestinal e tem me ajudado neste sentido. Não gosto de seguir algumas ordens médicas, pois são muito radicais. Com os sucos, posso ir no meu ritmo e até fazer adaptações”, falou Paula.

    Tomar o suco detox no jejum após acordar é o mais indicado
    Tomar o suco detox no jejum após acordar é o mais indicado | Foto: Ione Moreno

    Já a também psicóloga Karol Menezes, falou que tomou algumas vezes o suco detox, mas que não passou disto. Atualmente grávida, ela disse que acredita que as receitas fariam bem para o bebê ainda em formação. “Me disseram que a couve ajuda na saúde do couro cabeludo e na pele, mas não sei se é verdade. Acredito que faria bem para o bebê, mas não tomaria na gestação”, afirmou.

    “É a modinha”

    Atraídos pelas cores, várias pessoas fazem misturas confiando na detoxificação, conforme aprendem em vídeos e matérias na internet. Publicações de famosos também ajudam no convencimento na hora de aderir à prática. O personal trainer da academia Personal Fitness Club, Jean Santos, disse que a maioria de suas alunas que bebem sucos detox são por causa de serem influenciadas pelo sonho de ter o corpo perfeito.

    “É tudo com respeito à moda do momento. Há alguns anos, a ração humana era febre nas academias. O suco detox até é saudável e ajuda na desintoxicação do organismo quando contém antioxidantes, contudo, algumas coisas são exagero. Ficar mais magra por causa dos sucos já é besteira”, falou.

    Educador físico ressaltou que a dieta não substitui os exercícios físicos
    Educador físico ressaltou que a dieta não substitui os exercícios físicos | Foto: Ione Moreno

    Segundo o profissional, basicamente, o suco detox se caracteriza misturando água, couve e alguma fruta cítrica, como uvas, laranja e acerola. Substituir a couve por outra hortaliça também é comum.

    “Tudo vira uma combinação, por causa das receitas publicadas na internet. O limão, por exemplo, apenas alcaliniza a água (deixa o pH básico). Serve como um complemento para o pós-treino ou o pré-treino”, explicou o professor de musculação.

    Nos casos aprovados na rotina das mulheres que aderiram, Paula está com o acompanhamento de nutricionista e Danielle perdeu 4,5 quilos a base de chá e sucos em um mês.

    Cuidados com o corpo

    Na busca por um corpo saudável e na autoaceitação, é preciso obedecer algumas regras, segundo apontam especialistas. Não esquecer de condicionar o corpo a boas práticas constantes de exercícios físicos é a principal delas.

    O professor de educação física Aureomar Araújo relatou que em meio a tanta informação, as pessoas sabem o que é o certo, mas a impaciência é o principal fator que as distancia de alcançarem os objetivos.

    "O problema é a impaciência. Pensam que vão conquistar a saúde em um gole", diz o professor de educação física
    "O problema é a impaciência. Pensam que vão conquistar a saúde em um gole", diz o professor de educação física | Foto: Ione Moreno

    "Quando se trata do organismo físico, 50% se trata de alimentação e 50% de exercícios físicos. Não dá para substituir um pelo outro. Outra coisa que sempre é recorrente nas pessoas é a lamentação por causa das fast-foods. Os alimentos de hoje contêm muita química e isto influencia muito na hora de pesar na balança", contou.

    Preparar o almoço ou o lanche em casa e levar para comer na rua é a melhor opção neste sentido, segundo Araújo. Preferir por programar o que vai comer no dia é sempre eficaz e superior do que as surpresas alimentares. 

    Atenção ao que come

    Na dúvida se sucos detox ajudam a emagrecer ou não, a nutricionista Ana Margarida aponta que ajuda, sim. A mais querida de todos os ingredientes, a couve-flor, apesar de não ter finalidade específica para isto, a médica destacou que pode ajudar na busca pela perda de peso.

    "Com ação anti-inflamatória, a couve ajuda a controlar a fome por causa da quantidade de fibras, o que prolonga a sensação de saciedade. Na hora de preparar o suco, o ideal é não coá-lo para obter as fibras", falou.

    Ana lembrou que a prática sempre deve estar associada aos exercícios físicos com outros hábitos alimentares, nunca exagerando nas porções. Algumas vantagens do suco podem ser classificadas em ações anti-oxidantes, no que retarda o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças, causadas pelos radicais livres no corpo, por exemplo.

    Nutricionista aponta que cada suco detox corresponde a uma ação diferente. Porém, no geral, todos são bons para o sistema imunológico
    Nutricionista aponta que cada suco detox corresponde a uma ação diferente. Porém, no geral, todos são bons para o sistema imunológico | Foto: Acervo pessoal

    Além disso, a especialista diz que os sucos colaboram para minimizar processos inflamatórios no organismo e fortalece o sistema imunológico. "Também ajuda na saúde dos ossos, sendo fonte de cálcio e magnésio, minerais importantes para a manutenção da massa óssea", diz Ana, ressaltando que é preciso ter cuidado, no entanto, para não extrapolar nas doses do suco ou em ingredientes que podem fazer mal, conforme cada pessoa.

    "O ideal é se conhecer e saber quais seus gostos, quais frutas são melhores para o seu metabolismo e montar sua rotina alimentar. O excesso de couve pode causar complicações para quem já sofre de problemas na tireoide, por exemplo", frisou.

    Uma dica é tomar o suco no café da manhã, quando se está em jejum do sono. "Dessa forma, o corpo absorve melhor os nutrientes para o resto do dia", completou.

    Confira algumas receitas de sucos detox sugeridos pela especialista:

    Suco verde detox de couve com gengibre

    Ingredientes

    •3 folhas de couve;

    •1 copo de suco de laranja natural;

    •1 pedaço de gengibre;

    •1 litro de água.

    Modo de preparo

    Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata com a água. Feito isso, coe, adicione gelo e beba em seguida.

    Suco detox de detox de couve com gengibre
    Suco detox de detox de couve com gengibre | Foto: Divulgação

    Benefícios 

    Excelente anti-inflamatório e antioxidante, tem propriedades antivirais e antidepressivas. Rica em vitaminas A, K, C, B6, B1, B2 e B3 e nutrientes, como cálcio, potássio, ferro e fósforo, a couve também tem ácido graxo ômega 3, fibras e proteínas.

    Cenoura, maçã e beterraba

    Ingredientes

    •1 cenoura com casca;

    •1 maçã com casca ou 1 copo de suco de maçã pronto;

    •1 beterraba;

    •1 litro de água.

    Modo de preparo

    Lave bem todos os ingredientes e bata com a água no liquidificador. Feito isso, coe, adicione gelo e beba em seguida.

    Suco detox de cenoura, maçã e beterraba
    Suco detox de cenoura, maçã e beterraba | Foto: Divulgação

    Benefícios 

    Vitaminas B, C e E e tem alta concentração de fibras, em especial a pectina, uma fibra que auxilia no controle da glicemia. A fruta ajuda na digestão, na prevenção de colesterol, alivia problemas gastrointestinais, dá saciedade e tem poucas calorias.

    Abacaxi com hortelã

    Ingredientes

    •1 fatia de abacaxi;

    •1 copo de água de coco;

    •hortelã a gosto;

    •raspas da casca de 1 limão;

    •gelo.

    Modo de preparo

    Raspe a casca do limão e reserve. Depois, junte os demais ingredientes e bata no liquidificador. Ao final, sirva em um copo com gelo e salpique as raspas de limão por cima.

    Suco de detox de abacaxi com hortelã
    Suco de detox de abacaxi com hortelã | Foto: Divulgação

    Benefícios 

    Rico em fibras (como a pectina), vitaminas A, B e C, nutrientes (como magnésio, ferro, potássio e cálcio) e em uma enzima chamada bromelina.

    A bromelina ajuda na quebra das proteínas, auxiliando o processo digestivo, a redução do inchaço e de inflamações, os distúrbios gastrointestinais e na perda de peso.

    Pepino, maçã e cenoura

    Ingredientes

    •½ cenoura com casca;

    •1 maçã;

    •½ pepino com casca;

    •1 colher de chia;

    •1 folha de couve;

    •200 ml de água de coco;

    •hortelã a gosto.

    Modo de preparo

    Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata. Feito isso, coe e sirva com gelo.

    Suco detox de pepino, maçã e cenoura
    Suco detox de pepino, maçã e cenoura | Foto: Divulgação

    Benefícios 

    Fonte de vitaminas do complexo B e C, o pepino também é rico em nutrientes, como ferro, sílica, lignanas e flavonoides. Além disso, tem poucas calorias e 95% de sua composição é água. É um excelente antioxidante, diurético natural, anti-inflamatório e ajuda a prevenir várias doenças, como câncer, problemas no coração e diabetes.

    Uva, limão, gengibre e canela

    Ingredientes

    •200 ml de suco de uva integral;

    •suco de 1 limão;

    •gengibre e canela a gosto.

    Modo de preparo

    Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata. Feito isso, coe e sirva com gelo.

    Suco detox de uva, limão, gengibre e canela
    Suco detox de uva, limão, gengibre e canela | Foto: Divulgação

    Benefícios 

    Excelente anti-inflamatório, antiviral, analgésico e termogênico, além de auxiliar na digestão. A especiaria tornou-se queridinha de quem busca emagrecer, pois ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais

    Conheça 5 sucos poderosos que ajudam a emagrece

    Gengibre amargo é esperança para cura de úlceras em diabéticos

    Obesidade cresce entre os manauaras e acende alerta

    Comentários