Fonte: OpenWeather

    Superalimento


    Você sabe os benefícios da couve? Eles estão ao nosso alcance

    Listamos os setes principais benefícios que a hortaliça oferece à saúde

    A couve é um remédio natural. | Foto: Divulgação

    Manaus - Com uma grande variedade não só de tipos e formas, mas também nas propriedades nutricionais, a couve é uma grande aliada para a saúde. Ricas em nutrientes, a “verdinha amiga” tem elementos benéficos que nem todos sabem, mas que qualquer um ao consumi-la vai se beneficiar do superalimento.  

    Segundo a nutricionista clínica Raisa Lima, um dos benefícios da couve - entre os menos conhecidos - é sua capacidade anti-inflamatória natural, além de ser ótima cicatrizante.

    Leia também: Quais alimentos podem contribuir para câncer do estômago?

    “A couve é um remédio natural e muito fácil de ser consumida. Faz bem à digestão, auxilia o sono e cura ressaca. Pode ser consumido em caldo, sopa, levemente refogada e cortada fininha em salada fresca”, diz a especialista.

    Apesar dos inúmeros benefícios, a nutricionista alerta. "É necessário que a hortaliça seja muito bem higienizada, pois ela pode vir com restos de pesticidas e todo esse bônus é perdido, caso não haja o cuidado antes da ingestão do alimento", alerta a profissional. 

    Confira alguns benefícios da couve:

    1- Controla a pressão alta

    Por conter um alto teor de potássio, a couve ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, o fluxo sanguíneo flui melhor.

    2 - Ótima fonte de nutrientes

    A couve contém além de potássio, vitamina A, vitamina K, cálcio, niacina (vitamina B-3), ácido pantatênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina, ferro, fósforo, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.

    3 - Alivia dores de cabeça

    A ingestão do suco da couve ajuda a amenizar as fortes dores de cabeça até mesmo a temida enxaqueca.

    4 - Previne a anemia

    O consumo da couve aumenta os números de glóbulos vermelhos, uma vez que ela é rica em ferro.

    Faça seu suco de couve com limão. Basta bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com suco puro de 2 limões que o torna mais diurético e alcaliniza o sangue. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar.
    Faça seu suco de couve com limão. Basta bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com suco puro de 2 limões que o torna mais diurético e alcaliniza o sangue. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar. | Foto: Divulgação

    5- Reduz o inchaço abdominal

    A couve (cozida) faz bem para o intestino, ela faz com que o transito intestinal flua muito bem, consequentemente eliminando mais gases e reduzindo inchaços abdominais.

    7- Faz bem para os ossos

    Por conter cálcio e magnésio, ela previne a perda de massa óssea. As diversas formas de consumir esse alimento é super indicada por quem sofre osteoporose. 

    Edição: Lívia Nadjanara

    Leia mais

    Saiba mais sobre causas e tratamentos da infecção urinária

    Chumbo no batom? Inmetro avaliou 15 marcas 

    Comentários