Fonte: OpenWeather

    Saúde do bebê


    Gripe causada por vírus em bebês pode desenvolver doença grave

    As mães precisam estar atentas ao sintomas para que a criança receba tratamento no tempo adequado e a doença não se estenda para formas mais graves

    Segundo a especialista, para os bebês prematuros (menores de 28 semanas) o risco é ainda maior, pois eles tem mais facilidade de contrair o vírus. | Foto: Divulgação

    Manaus - Muitas vezes confundido com uma simples gripe, o vírus sincicial respiratório pode ser mais grave para saúde dos bebês do que se imagina. A doença, causada pelo vírus, atinge o trato respiratório inferior, causando a bronquiolite e até pneumonia.

    Como a doença pode causar a inflamação dos bronquíolos, a infecção pode se tornar aguda, penetrando nos alvéolos pulmonares. As mães precisam estar atentas ao sintomas para que a criança receba tratamento no tempo adequado e a doença não se estender para formas mais graves. 

    Segundo a pediatra neonatologista, Brisa Rocha, de 43 anos, o vírus sincicial é responsável por aproximadamente 75% das bronquiolites em bebês e de 40% das pneumonias. 

    Os meses de chuva são os mais propensos ao aumento das infecções respiratórias no Estado do Amazonas. Segundo a especialista , os bebês com menos de um ano são os mais atingidos pela doença. 

    Leia também: Você já ouviu falar sobre ovário policístico?

    "Essa infecção respiratória costuma acometer os bebês entre sete e oito meses de idade. O contágio se dá  por meio do ar, gotículas de saliva, respiração de humanos próxima ao bebê", revela. 

    Segundo a neonatologista, para os bebês prematuros (menores de 28 semanas) o risco é ainda maior, pois eles têm mais facilidade de contrair o vírus. Caso de bebês com cardiopatias cianogênicas,  e doenças pulmonares crônicas também estão incluídos em grupos de risco. 

    A doença não ataca somente bebês. Jovens e adultos também estão propensos à infecção, porém,  como contam com o sistema imunológico mais fortalecido, o combate ao vírus se torna mais fácil. 

    A médica pediatra neonatal, Brisa Rocha, alerta pois o vírus muitas vezes pode ser confundido com uma gripe.
    A médica pediatra neonatal, Brisa Rocha, alerta pois o vírus muitas vezes pode ser confundido com uma gripe. | Foto: Arquivo Pessoal

    Sintomas

    Os sintomas se assemelham aos de uma gripe comum, são eles:

    - secreção e corrimento nasal;

    - tosse;

    - tosse seguida de apneia (geralmente em bebês de até seis meses);

    - febre (dois a cinco dias após contrair a infecção).

    Diagnóstico - Em alguns casos, o diagnóstico é possível de ser realizado apenas por avaliações médicas. Caso necessário, exames de secreções nasais podem ser solicitados.

    Imunização

    A imunização para este vírus está no calendário de imunizações do Sistema Único de Saúde em 2012. Desde novembro de 2017, a Agência Nacional de Saúde (ANS) também a encorporou no rol de procedimentos de imunização dos planos particulares.

    De acordo com o Ministério da Saúde, são necessárias cinco doses ao todo. No Amazonas, as imunizações começam no mês de janeiro e vão até o mês de junho. A imunoprofilaxia é voltada para bebês de até, no máximo, dois anos que se enquadrem nas características de prematuros, com problemas respiratórios e/ou cardiopatas.

    Polos de imunização em Manaus

    - Maternidade Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, 3958 - Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus;

    - Instituto da Mulher Dona Lindú, localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1581, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul;

    - Maternidade Balbina Mestrinho, localizada na Avenida Duque de Caxias, 112, bairro  Praça 14 de Janeiro, Zona Sul;

    - Maternidade Moura Tapajoz, localizada na Avenida Brasil, 1335, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus. 

    Edição: Lívia Nadjanara

    Leia também: 

    Quais alimentos podem contribuir para câncer do estômago?

    Saiba mais sobre causas e tratamentos da infecção urinária

    Conheça as causas e sintomas da candidíase vaginal

    Comentários