Fonte: OpenWeather

    Notas da Contexto


    David larga na disputa eleitoral de 2020 pela prefeitura de Manaus

    Os números atuais são favoráveis ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB)

    Corrida pela prefeitura
    Corrida pela prefeitura | Foto: Lion

    Como o EM TEMPO adiantou na edição do último domingo (4), a corrida pela prefeitura de Manaus já movimenta o cenário político local. Prova disso é que, ontem (5), o Instituto #Pesquisa365 divulgou a primeira amostra de intenção de voto com vistas às eleições de 2020.

    E os números são favoráveis ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB). O parlamentar, que ficou em terceiro lugar na corrida para o governo do Estado, aparece na liderança com 21,3% da preferência dos 3.040 eleitores entrevistados.

    O levantamento foi realizado entre 29 de outubro e 1º de novembro, em todas as zonas geográficas da cidade.

    Os nomes

    A #Pesquisa365 apresentou aos eleitores nove opções: David Almeida, José Ricardo (PT), Marcos Rotta (sem partido), Marcelo Ramos (PR), Luiz Castro (Rede), Hissa Abrahão (PDT), Rebecca Garcia (PP), Silas Câmara (PRB) e Pauderney Avelino (DEM).

    Números

    Dentro da margem de erro, que é de 1,8%, Zé Ricardo (12,3%), Marcos Rotta (11,6%) e Marclo Ramos (9,5%) ficam empatados na segunda colocação.

    Fecham a lista Luiz Castro, que teve 7,8% da preferência dos entrevistados; Hissa Abrahão somou 7,4%; Rebecca Garcia alcançou 6,4% e Silas Câmara, 3,1%. Fecha a lista Pauderney Avelino, com 2,4%

    Caiu de pé

    A pesquisa, mesmo que precoce, mostra que o nome de David Almeida segue vivo na mente dos eleitores e que, mesmo ele não conseguindo ir para o segundo turno do pleito deste ano, saiu fortalecido dessas eleições.

    Briga por evidência

    A verdade é que, em dois anos, muita coisa pode mudar, e uma das dificuldades a serem superadas pelos postulantes é a falta de evidência.

    Na lista dos políticos avaliados pela pesquisa, sete estarão sem mandato até 2020.

    Rede social

    Sem dúvidas, a melhor alternativa é manter proximidade com o eleitor por meio das redes sociais. Nesse quesito, quem sai na frente é Hissa Abrahão, que, entre eles, é o que mais tem seguidores.

    O pedetista tem mais de 142.000 curtidas em sua página oficial no Facebook.

    Maioria na Aleam

    Nos bastidores da Aleam, comenta-se que o governador eleito, Wilson Lima (PSC), terá um parlamento parceiro a partir de 2019.

    Dos 24 eleitos, estima-se que apenas três deputados devem fazer oposição ao chefe do executivo.

    Opositores

    Entre os opositores, estão Dermilson Chagas (PP), que foi líder do governo de Amazonino Mendes (PDT) na Casa; Adjuto Afonso, líder do PDT de Mendes na Assembleia; e Abdala Fraxe (Podemos), braço direito de David Almeida.

    Neutralidade

    Entre os que devem manter a neutralidade estão Dra. Mayara (PP), Roberto Cidade (PV), Sinésio Campos (PT), Wilker Barreto (PHS), Felipe Souza (PHS) e Dr. Gomes (PRP).

    Manaus como roteiro

    Pelo segundo ano consecutivo, Manaus está na vitrine do World Travel Market, um dos principais eventos globais para a indústria de viagens, que está acontecendo em Londres (ING).

    O projeto “Manaus: o Brasil que você só encontra aqui” conta com um stand de promoção turística na feira.

    Dez mil conciliações

    O Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) tem 10.122 audiências pautadas para a Semana Nacional de Conciliação, que teve início na manhã de ontem (5).

    Para a ação, o Judiciário Estadual vai contar com a participação de 89 Varas Judiciárias, sendo 36 da capital e 53 do interior.

    Semana de Conciliação

    Instituída em agosto de 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana chega à sua 13ª edição, com o objetivo de informar à população que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais.

    Festa da Constituição

    A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam nesta terça-feira (6), às 10 horas, uma sessão solene conjunta para celebrar os 30 anos da Constituição Federal.

    O evento ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, e faz parte de uma série de ações promovidas ao longo deste ano para recordar o 30º aniversário da Carta Magna.

    Você gosta das Notas da Contexto? Então leia mais:

    Após as eleições, disputa na Aleam acirra cenário político no AM

    Wilson Lima: 'Quem vai compor o secretariado?'

    Pauderney pode ir para Suframa em possível governo do Bolsonaro

    Comentários