Fonte: OpenWeather

    Reconhecimento


    Médico Anoar Samad recebe homenagem na CMM

    Anoar Abdul Samad foi reconhecido pelos serviços prestados à capital

    Homenagem ao Medico Anoar Abdul Samad | Foto: Janailton Falcão

    A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou homenagem na manhã de quinta (30), em ato solene, ao médico Anoar Abdul Samad, que recebeu a medalha de ouro Cidade Manaus, maior honraria da casa.

    Samad foi reconhecido por seus atos prestados à sociedade manauense como sendo o primeiro cirurgião a realizar a operação de próstata e a primeira troca de bexiga da Amazônia, além de seus marcos na história da medicina regional na luta contra o câncer de próstata.

    Em plenária especial, o vereador Marco Antônio Chico Preto (PMN) presidiu a mesa composta por autoridades municipais e estaduais.

    Mesa de autoridades do governo presente na solenidade
    Mesa de autoridades do governo presente na solenidade | Foto: Janailton Falcão

    A cerimônia contou com a presença do secretário executivo de Estado, Kleber Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Mauro Freire; o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Vinícius Diniz; o vice-presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL-AM) e presidente da Academia de Artes e Ciências, Gaitano Antonaccio.

    Leia também: Criminosos furam R$25 mil em equipamentos de capela cristã em Manaus

    Chico Preto elogiou trajetória de sucesso do médico, de origem mineira. "Minas Gerais é um Estado produtor de alimentos; um Estado semeador. Anoar é um semeador da saúde, da esperança e do conhecimento. Estas sementes floresceram em Manaus”, disse.

    Médico fala de sua trajetória de vanguarda no Amazonas
    Médico fala de sua trajetória de vanguarda no Amazonas | Foto: Janailton Falcão

    O político finalizou ressalvando a homenagem ao médico no último dia do temático Novembro Azul, em que se comemora o combate ao câncer de próstata, doença que afeita mais homens em sua maioria. Segundo Chico Preto, a medalha de reconhecimento  é louvável em um dia em que se busca nova chance de vida, no principal mês de conscientização da saúde do homem.

    “Sinto-me feliz em prestar destaque a um brasileiro, alguém da nossa terra, que realmente mereça uma medalha de honra pelo trabalho feito”, opinou.

    Carreira de sucesso

    Caçula de cinco filhos, Samad disse, em discurso de agradecimento, que o sucesso é resultado de esforço e perseverança. Professor da Universidade Federal (Ufam) e da Estadual (UEA) do Amazonas, ele conta que sempre estudou muito e que preferia investir na carreira de medicina que brincar de bola na infância.

    “Quando criança, todos sonham em ser astronauta. Eu sempre quis ser médico. Quando minha família se mudou para Manaus devido ao começo da Zona Franca, ao invés de pedir uma bola, ganhei um microscópio”, lembra.

    Ele também agradeceu aos seus mestres que o ajudaram na temporada acadêmica dentro e fora do país. 

    (Da esquerda para a direita) o vereador Chico Preto, o homenageado Anoar, o seu filho e esposa
    (Da esquerda para a direita) o vereador Chico Preto, o homenageado Anoar, o seu filho e esposa | Foto: Janailton Falcão

    “Agradeço a Deus todos os dias, mesmo com os percalços e sentimento de desistência que tive. Também honro ao deputado federal Alfredo Nascimento (PR) que me manteve no trabalho do Hospital Cecon (Centro de Controle de Oncologia) quando todos, na época, foram demitidos. Assim, pude fazer história com a primeira cirurgia de próstata da nossa região”, se orgulha.

    Samad conclui ressaltando que deixou um legado importante para os futuros médicos no prosseguimento da medicina no Estado e incentiva a educação e o esforço pessoal.

    “Quando comecei a trabalhar, menos de 10% dos homens faziam o exame de próstata. Hoje, mais de 60% realizam a prevenção. Conseguimos vencer a desinformação, mas o preconceito continua e isso fica para as futuras gerações que vão assumir esse poder. Sem educação eu não seria ninguém”, finaliza.


    Leia mais:


    Conrado Adolpho, especialista em marketing digital, realiza palestra em Manaus

    Governo do AM faz acordo com municípios para melhorias na saúde pública

    Professores da Ufam paralisam atividades dia 5 de dezembro

    Comentários