Fonte: OpenWeather

    Notas da Contexto


    Amazonas de pires na mão para salvar a Zona Franca. Até quando?

    Mais uma vez os políticos do Amazonas vão a Brasília de “pires na mão”, implorar clemência à mão de ferro de Michel Temer e “salvar a Zona Franca”

    Mais uma vez os políticos do Amazonas vão a Brasília de “pires na mão”, implorar clemência à mão de ferro de Michel Temer e “salvar a Zona Franca”
    Mais uma vez os políticos do Amazonas vão a Brasília de “pires na mão”, implorar clemência à mão de ferro de Michel Temer e “salvar a Zona Franca” | Foto: Malika

    O deputado estadual Wanderley Dallas (SD) convocou todos os políticos do Amazonas a participarem, na próxima terça-feira (12), da reunião agendada com o presidente Michel Temer.

    Mais uma vez os políticos do Amazonas vão a Brasília de “pires na mão”, implorar clemência à mão de ferro de Michel Temer e “salvar a Zona Franca” dos ataques de morte desferidos pelo decreto presidencial 9.394/2018.

    Deus salve a ZFM

    Líder da bancada evangélica, Dallas vai a Brasília com fé e coragem.

    Talvez dê certo, porque recentemente Temer esteve em um culto da Assembleia de Deus, onde disse que é “ um ser iluminado”.

    Não vai ter sessão

    O deputado pediu auxílio aos presidentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB), e Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker Barreto (PHS).

    A ideia é que os presidentes das duas casas liberem os parlamentares para engrossar a caravana ao Planalto central.

    Barril de pólvora

    Por orientação do Ministério das Relações Exteriores, a viagem que o senador Eduardo Braga (MDB) faria ao Paraguai foi adiada.

    O motivo é a instabilidade política do país, após o presidente Horacio Cartes renunciar ao cargo para tomar posse como senador.

    Melhor não ir

    Atento a esse cenário e temendo pela integridade dos senadores, o Ministério recomendou que a visita seja em outro momento, preferencialmente após a posse do novo presidente, Mário Abdo Benitez, que deverá ocorrer em 15 de agosto.

    Mulher laranja

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga determinou a recondução de quatro vereadores afastados dos cargos por suspeita de uso de candidatas-laranjas pelos partidos.

    Mulher laranja 2

    De acordo com a Lei das Eleições, pelo menos 30% das candidaturas de cada sigla devem ser de um dos gêneros.

    A norma, contudo, tem sido descumprida com o uso de candidatas-laranjas que não recebem recursos para se elegerem.

    Em 2016, de acordo com o TSE, 14.417 das 158.453 25 candidaturas femininas não obtiveram nenhum voto, cerca de 9% do total.

    Lucas na Semad

    Após o pedido de demissão de Luiza Bessa, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) já tem um chefe.

    Trata-se de Lucas Cezar José Figueiredo Bandiera. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (6).

    Homero, o retorno

    Homero de Miranda Leão, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, vem trabalhando a campanha para deputado estadual.

    Na tarde de ontem (7), ele aproveitou para fazer as fotos que usará no material publicitário.

    Passos do avô

    Neto do lendário deputado estadual Homero de Miranda Leão, que colecionou diversos mandatos no século passado, o novo Homero é candidatíssimo pelo PHS, partido do presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wilker Barreto.

    Mais ônibus alternativos

    O vereador Cláudio Proença (PR) deu entrada em um Projeto de Lei na CMM, para aumentar de 200 para 260 o número de ônibus alternativos em Manaus.

    A justificativa é que os micro-ônibus que circulam em Manaus são uma alternativa eficaz para o transporte convencional, contudo não têm conseguido suprir a demanda da população.

    A culpa é dos políticos

    Tem uma explicação para a disparada do dólar, que vem tirando o sono de muita gente: o pessimismo com o ambiente político.

    De acordo com os analistas econômicos, foi isso que fez o dólar renovar as suas máximas em mais de dois anos, mesmo com a atuação do Banco Central (BC) no mercado de câmbio.

    A moeda americana fechou a R$ 3,925, uma alta de 2,24% ante o real. Esse é o maior valor desde 1º de março de 2016.

    Aprendiz de político

    O defensor público geral, Rafael Barbosa, é jurista, mas mostra aptidão para a política.

    Seu carisma é tanto, que tramita bem entre todos os grupos do Estado.

    Jogo de cintura

    Tem bom relacionamento com os deputados estaduais, tinha acesso direto ao então governador interino David Almeida (PSB) e conseguiu articular junto ao Executivo aumento de 1,2% para 1,7% o repasse do orçamento do Estado à Defensoria, para 2019.

    25º deputado

    Rafael Barbosa é visto com tanta frequência nos corredores da Aleam, que o deputado Sabá Reis o apelidou de 25º deputado.

    Dia do Pastor

    A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza hoje (8), às 10h, uma sessão solene para comemorar o Dia do Pastor Evangélico, que é celebrado anualmente no segundo domingo de junho.

    O vereador Fred Mota (PR), que é membro da bancada evangélica da CMM, foi o autor da propositura.

    Leia mais

    Revolta popular em Manaus era tragédia anunciada

    A caixa preta dos combustíveis

    Notas da 'Contexto': Amazonas contra Temer

    Comentários