Quiropraxia: alternativa para tratar dores nas costas e outros males
A terapia manual pode ser o caminho para quem busca um tratamento eficaz e menos invasivo
Sofrer com dores nas costas é
algo muito comum entre a população, seja por queda, má postura, atividade física,
desalinhamento da coluna entre outras causas. Uma alternativa para amenizar ou
até mesmo curar quem sofre desse mal, pode estar na quiropraxia.
De acordo com
a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quiropraxia é uma terapia que lida
com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.A técnica trabalha diretamente
com o alinhamento postural e ao sistema nervoso central que é um dos
responsáveis por controlar o nosso corpo.
Leia também: Conheça sua pisada: teste pode evitar dores e lesões na prática da corrida

Para a personal treiner Ana Lisboa, o
tratamento foi a solução encontrada para cessar anos de sofrimento. Ana já
havia passado por outros tratamentos, porém, não obtinha os resultados
esperados.
“ Tenho três hérnias de disco na lombar e já tinha tentado muitos tratamentos. Conheci a quiropraxia durante uma sessão de fisioterapia. Logo na primeira sessão já senti uma grande diferença no nível da dor. A primeira coisa que fiz foi suspender a medicação, pois consumia muito corticoide, ” relembra a personal.
Ana, define seu cotidiano no
antes e depois do tratamento, a personal não poupa elogios quanto ao resultado
obtidos durante as sessões.
“ Eu ganhei qualidade de vida, é maravilhoso. Está aprovado, tanto que não vivo mais sem a quiropraxia na minha vida. Faço até hoje e indico de verdade essa alternativa que mudou minha vida, mas claro feita sob orientações profissionais, ” diz ela.

Palavra do especialista
De acordo com o quiropraxista Felipe Oliveira, 29, a quase que imediata diminuição das dores para quem se trata com a quiropraxia, é devido às técnicas manuais de alinhamento da postura que acabam descomprimindo nervos e músculos afetados, causando assim o alivio para o paciente.
“Logo após uma sessão de quiropraxia o corpo tem repercussões de hormônios, como por exemplo o hormônio do prazer, a serotonina. Então a sensação de bem-estar é o maior benefício que a pessoa sente, ” explica o fisioterapeuta.
Benefícios
Alivia rapidamente as dores
Não é considerada invasiva
Realinha a postura
Diminui a possibilidade de um procedimento cirúrgico
Não utiliza medicamentos
Auxilia no tratamento de cólicas menstruais
Trata dores e tensões musculares
O profissional explica que além das comuns dores na coluna, há uma procura pelo tratamento por aqueles que também sofrem com dores de cabeça. Segundo ele, algumas sessões podem ajudar efetivamente quem precisa se livrar ou amenizar esse mal. Para o quiropraxista, muitas vezes as dores, problemas físicos não são necessariamente algo farmacológico e podem ser tratadas através da terapia manual.
Recomendações
Não há restrições para que deseja se tratar através da quiropraxia. Segundo Felipe, desde recém-nascidos podem fazer o tratamento, que neste caso geralmente é voltado para aliviar as cólicas que surgem com mais frequência em alguns nenéns.
Mas o médico alerta para alguns cuidados a serem tomados por quem deseja passar por essa terapêutica. Ele afirma que somente que existem alguns que dependendo da avaliação e do diagnóstico funcional, a quiropraxia não pode ser aplicada.
“ Não é exatamente uma contraindicação, até porque a coluna precisa ser cuidada durante toda a vida, mas há casos muito particulares em que passamos o paciente para outras técnicas. E é aí que entra a necessidade de procurar sempre por um profissional que entenda do assunto, pois uma manobra errada pode causar um efeito contrário e agravar a situação do paciente, é o profissional que vai através de um teste de funcionalidade avaliar o que deve fazer ” ressalta.
O tratamento ainda não está incluso na rede pública de saúde, a consulta com especialista custa em média de R$60 à R$ 150 reais em clinicas particulares da cidade.
Leia mais:
Morre Amadeu Teixeira, ex-treinador amazonense de futebol e fundador do América
Aprovados em concurso de 2014, manifestantes bloqueiam trânsito na avenida Pedro Teixeira
Médico em lancha desaparece em rio no Amazonas