Fonte: OpenWeather

    Oficina


    Mulheres e crianças participam de oficina em residencial do Prosamim

    A oficina de sabão faz parte do calendário das atividades do residencial Liberdade e é realizada mensalmente

    A ação ambiental foi comandada pelo biólogo José Cintra
    A ação ambiental foi comandada pelo biólogo José Cintra | Foto: Divulgação

    Manaus - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou, nesta terça-feira (8), uma oficina de sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha no Parque Residencial do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus.

    A ação ambiental foi comandada pelo biólogo José Cintra. A oficina de sabão faz parte do calendário das atividades do residencial Liberdade e é realizada mensalmente com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a destinação correta do óleo de cozinha.

    “Sempre sou convidado para comandar essa oficina, que surgiu devido aos constantes entupimentos das caixas de gordura do residencial. Antes, os moradores tinham o hábito de despejar o óleo diretamente na pia, e isso ocasionava o entupimento das caixas. Para evitar que esse problema voltasse a acontecer, a coordenação do parque decidiu fazer a oficina”, comentou o biólogo, que explicou ainda que o sabão pode ser uma fonte extra de renda.

    Para fazer o sabão caseiro foram utilizados dois litros de água, um quilo de soda cáustica, cinco litros de óleo de cozinha coado e essência aromatizante e corante
    Para fazer o sabão caseiro foram utilizados dois litros de água, um quilo de soda cáustica, cinco litros de óleo de cozinha coado e essência aromatizante e corante | Foto: Divulgação

    “Além de ensinarmos sobre a destinação correta do óleo e falar sobre como isso pode ajudar a preservar o nosso meio ambiente, o sabão também pode contribuir para melhorar a renda das famílias. Em alguns lugares, muitas pessoas já comercializam o sabão feito do óleo de cozinha”, completou. Pela segunda vez, a moradora Ruth Costa, 30, participou da oficina. Ela disse que, na sua casa, o óleo não vai mais para a pia há muito tempo.

    “Eu coloco tudo em garrafas pets e entrego para a coordenação do residencial. Faço isso semanalmente. Eu participo sempre que posso da oficina e gosto porque aprendemos a ter mais consciência sobre o meio ambiente, mas também porque esse sabão é ótimo para as atividades domésticas. O meu fogão fica brilhando quando limpo com ele”, comentou.

    Ingredientes

    Para fazer o sabão caseiro foram utilizados dois litros de água, um quilo de soda cáustica, cinco litros de óleo de cozinha coado e essência aromatizante e corante.

    Todos os ingredientes foram misturados em um recipiente e após atingir o ponto de sabão foram colocados em formas. O processo todo durou pouco mais de 15 minutos.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Esta quarta é o último dia para matrículas de aprovados no Cetam

    UniNorte oferece 400 bolsas de estudos em vestibular no sábado (12)

    Quer fazer curso na área de informática? Senac/AM abre vagas

    Comentários