Fonte: OpenWeather

    Intervenção Penitenciária


    Agentes federais começam a atuar nesta quinta (30) em presídios do AM

    Período é de 90 dias, mas pode ser estendido por mais tempo, caso o Ministério da Justiça e Segurança Pública entenda que é necessário

    Ao todo, 100 homens da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) devem chegar a Manaus
    Ao todo, 100 homens da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) devem chegar a Manaus | Foto: Divulgação/Agência Brasil

    Manaus - Na tarde desta quarta-feira (29), o secretário estadual de Administração Penitenciária salientou a importância da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que deve chegar ao Amazonas até o final da semana. O secretário concedeu entrevista coletiva à imprensa na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus. 

    Segundo ele, os agentes da FTIP, que devem chegar a Manaus até sexta-feira (31), terão uma atuação restrita aos presídios da capital. 100 homens devem chegar a Manaus, ao todo, sendo que 11 já desembarcaram na capital amazonense na última terça-feira (28) e outros 72 chegaram nesta quarta. Eles devem permanecer em Manaus pelo prazo de 90 dias, atuando exclusivamente dentro dos presídios. 

    "Quem já chegou, deve começar a trabalhar a partir de amanhã [quinta-feira]. Eles vão conhecer os presídios e a metodologia que nós adotamos, que é um pouco diferente da adotada em outros estados. Será uma oportunidade boa de troca de experiências com esses agentes, que agregará muito ao nosso sistema", afirmou. 

    Almeida voltou a ressaltar, também, a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Segundo ele, já foi feita a solicitação da prorrogação da permanência ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que há uma grande predisposição do Ministério em aceitar esse pedido do governo estadual. 

    "A FNSP ajuda na contenção de fugas ao redor dos presídios, faz patrulhamento na muralha e em todo o nosso complexo. Ela é fundamental para a manutenção da lei e ordem no sistema prisional", completou. 

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Reforço Federal atuará nos presídios palco de rebeliões no Amazonas

    Tropa federal chega ao Amazonas para conter crise prisional

    Comentários