Fonte: OpenWeather

    Saúde no AM


    Mãe busca ressonância para filho e Susam dá prazo superior a 1 ano

    Mãe da criança diz que precisa do resultado do exame para dar entrada no processo de aposentadoria do filho

    Susam diz que a solicitação do paciente foi classificada como de risco azul | Foto: Divulgação

    Manaus - A dona de casa Ketlen Eternit, de 24 anos, é mãe do pequeno Gabriel Ramos Monteiro, de 3 anos, diagnosticado com a síndrome cornélia de lange - que causa atraso de crescimento. Ela conta que está à espera, na fila do Sistema de Regulação de Saúde (Sisreg), por um exame de ressonância magnética há um ano – que deverá ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

    Segundo Ketlen, a solicitação do exame foi realizada no dia 26 de junho de 2018, em necessidade de um pedido de aposentadoria para o filho, que atualmente recebe somente o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não supre as necessidades. 

    Em resposta à reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou, na segunda-feira (10), que são ofertadas apenas 90 vagas mensalmente para a realização de ressonância magnética com anestesia na rede estadual de Saúde. 

    Devido à alta demanda, conforme a Susam, casos que não são de urgência fazem com que a espera seja de mais de um ano. 

    Laudo mostra a data de solicitação do exame
    Laudo mostra a data de solicitação do exame | Foto: Divulgação

    Ainda segundo a Susam, a solicitação do paciente foi classificada como de risco azul - não urgente. E que ainda não há previsão de data de atendimento para Gabriel. Enquanto isso, a mãe conta que enfrenta dificuldades financeiras por conta dedicação integral ao filho. 

    “Não posso trabalhar porque ele é totalmente dependente de mim. Sou a única responsável por ele. Com o exame, vou poder agilizar o procedimento de aposentadoria e isso vai nos auxiliar muito”, reforça a mulher. 

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!:

    Susam desmente denúncia do Deputado Dermilson Chagas

    Susam adota aplicativo para acompanhamento de consultas e exame


    Comentários