Fonte: OpenWeather

    Meio Ambiente


    Chegada do verão na Amazônia acende alerta para queimadas

    Só no primeiro semestre de 2019, a Secretária de Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) registrou 148 denúncias de focos de queimadas em Manaus

    Apesar das campanhas, os índices aumentam a cada ano. | Foto: Divulgação

    Manaus - Julho, sétimo mês de 2019 e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)  já registrou 148 denúncias de focos de queimadas em Manaus. O número é maior do que os registros do ano inteiro de 2018, quando a Semmas protocolou 102 denúncias. Para Enéas Costa, diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental da Semmas, "educação ambiental é a saída para combater as queimadas". 

    Os maiores registros de queimadas em Manaus são verificados em residências, em virtude do hábito cultural da queima de folhas nos quintais,  e áreas de invasão que realizam queimadas para limpar a terra. Os incidentes também incluem áreas de preservação permanente, próximo a igarapés.

    As zonas que mais registraram ocorrências de queimadas foram a Norte e Oeste de Manaus, com destaque para o bairro Tarumã. 

    As queimadas nos municípios próximos à capital contribuem muito com a elevação de fumaças no espaço urbano de Manaus, o que causa desconforto nos moradores da cidade e problemas de saúde, como asma, bronquite, sinusite e rinite, conjuntivites, irritação nos olhos e garganta, alergia e vermelhidão na pele, além de doenças cardiovasculares. 

    Em 2018, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) atendeu a 230 ocorrências de queimadas. Destas, 36 tinha relação com o lixo e 194 foram em vegetação urbana. Os maiores índices foram observados no período de junho a outubro.

    Recomendação dos bombeiros 

    O major Jânderson Lopes, do CBMAM, recomenda que a população faça o capinamento do seu terreno neste período em que a temperatura está mais elevada, justamente porque a vegetação está ressecada. 

    Após a realização do serviço, deve ser solicitado o serviço da prefeitura para retirada destes resíduos. Trata-se do Disque-Limpeza, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que funciona no número gratuito: 0800 092 6356. 

    Toda queimada gera questão ambiental

    Além de ser prejudicial à saúde humana, a liberação em excesso de  Monóxido de Carbono (CO2), incide em temperaturas mais elevadas (aquecimento global).  Outro risco que esta prática ocasiona é a perda de matéria orgânica, que deixa o solo exposto à  erosão e à ação das chuvas. Sem a cobertura da vegetação, as encostas dos morros e áreas próximas aos rios correm maior risco de desmoronar, provocando desabamentos de terra e rochas, com graves consequências. 

    "A própria sociedade tem que abraçar esta causa. A queimada é muito prejudicial todos", destaca Enéas. 

    Crime ambiental 

    Queimada é crime ambiental previsto no Código Ambiental do Município, Lei 605/2001. As denúncias registradas pela Semmas podem gerar processos administrativos de multa, que começam em R$5.100,00 e pode passar dos R$50 mil. 

    Como denunciar?

    Denúncias podem ser feitas pelo 0800 092 2000, de segunda a sexta, no horário comercial. E é importante apontar o responsável pela queima. Em caso de incêndios em grande escala, sempre acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193. 

    Educação ambiental

    Ação de educação ambiental realizada pela Semmas.
    Ação de educação ambiental realizada pela Semmas. | Foto: Divulgação

    Paralelamente ao  trabalho de fiscalização que consiste no atendimento às denúncias, a Semmas realiza em parceria com outros órgãos a distribuição de material informativo, reuniões nas comunidades rurais ribeirinhas, associações,  escolas e etc. A fim de promover educação ambiental e sensibilização das pessoas.

    Também com relação ao tema, Manaus recebe neste fim de semana o maior evento de sustentabilidade do país. A Virada Sustentável reúne mais de 160 atividades, todas selecionadas a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). 

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Mais 42 mil mudas de árvores são distribuídas em Manaus

    Incêndio assusta moradores no bairro Nova Vitória, em Manaus


    Comentários