Fonte: OpenWeather

    Debate


    Manaus recebe evento inédito sobre direito público

    O evento será realizado nos dias (6) e (7) de junho, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

    Serão 20 horas de programação com palestras e mesas de debate sobre temas do direito do trabalho | Foto: Divulgação

    Manaus- Grandes especialistas em direito público do país debaterão, em Manaus, sobre os principais desafios e soluções para o aperfeiçoamento da administração pública na primeira edição do Congresso Norte de Direito Público. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Oeste. As inscrições estão abertas no site: www.direitopublicoam.com.br. 

    Ao todo, serão 20 horas de programação com palestras e mesas de debate sobre temas do direito do trabalho, constitucional, administrativo, processual civil, tributário, ambiental e arbitragem, apresentados por personalidades e operadores do direito tanto do Amazonas, quanto de outros Estados. 

    Entre os 22 palestrantes confirmados, estão os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que conduzirá a palestra “Direitos Fundamentais no Brasil: em busca de concretização”, no segundo dia de evento, e Mauro Campbell Marques, que encerrará a programação com a palestra solene “Breves Considerações sobre a Consensualidade no Direito Sancionador Brasileiro”. 

    O tema Zona Franca, que esteve em alta nos últimos meses, também terá espaço no congresso, com a palestra “Guerra Fiscal e Zona Franca de Manaus: a LC 160/17 e o Convênio ICMS 190/17: Aspectos Polêmicos e Atuais da  Substituição Tributária no ICMS”, que será proferida pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/UFAM) e procurador do Estado do Amazonas, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho.

    Também participam do evento juízes, advogados, defensores públicos e procuradores de Estado de Rondônia, Pará, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. 

    O Congresso Norte de Direito Público é uma iniciativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), com apoio da OBA Amazonas, Imprensa Oficial, Amazonastur e Governo do Amazonas.

    Segundo a diretora do Cejur, procuradora Clara Lima,  o evento colocará a capital amazonense no centro dos debates sobre advocacia pública, com a proposta de estreitar a parceria entre os procuradores de Estado de toda a região para o aprimoramento da atuação dos órgãos na defesa do interesse da população. 

    “A nossa intenção é consolidar o Norte como importante pólo de discussões na área. O congresso vai propiciar um trabalho de aproximação institucional com órgãos e entidades ligados à administração pública da nossa região e do restante do país, o que certamente deixará frutos que refletirão na qualidade da atuação das procuradorias na construção de uma sociedade mais justa e digna", destaca. 

    Na cerimônia de encerramento do evento, ocorrerá o lançamento da revista da PGE-AM de número 40. A publicação, que teve início em 1983, traz temas relacionados ao Direito do Estado em toda sua amplitude, tendo como finalidade difundir questões relativas à administração pública e tornar possível aos interessados o acesso à doutrina e aos pareceres elaborados pelos procuradores.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Auditores fiscais protestam em Manaus contra MP do Governo Federal

    Acadêmicos promovem conferência sobre políticas públicas, em Manaus

    Comentários