Fonte: OpenWeather

    Inseção de Impostos


    'Dia Livre de Impostos' acontece nos shoppings em Manaus nesta quinta

    A ação acontece em mais de 300 estabelecimentos em shoppings de Manaus. O horário de funcionamento é até às 23h

    'Dia Livre de Impostos' nos shoppings em Manaus | Foto:

    Nesta quinta-feira (30) acontece o "Dia Livre de Impostos" em todo o país. Em Manaus, estabelecimentos de três shoppings da capital aderiram a comercialização dos produtos sem a cobrança tributária. A ação de conscientização promovida pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) acontece até às 23h.

    Segundo o coordenador da ação em Manaus, Fernando Moura, o objetivo da ação é informar a população a respeito da incidência da carga tributária sobre produtos comprados.

    Coordenador da ação 'Dia Livre dos Impostos' em Manaus, Fernando Moura
    Coordenador da ação 'Dia Livre dos Impostos' em Manaus, Fernando Moura | Foto: Marcely Gomes

    “Nós entendemos que o caminho para alcançar um país melhor é por meio da Educação. Essa ação é um protesto com o objetivo de conscientizar a população sobre o quanto pagamos de imposto e se isso está sendo retornado para nós, por meio de serviços de educação e saúde”, afirmou Fernando.

    A ação acontece no Shopping Ponta Negra, localizado na avenida Coronel Teixeira; no Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, e no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, no bairro Adrianópolis.

    'Dia Livre de Impostos' nos shoppings em Manaus
    'Dia Livre de Impostos' nos shoppings em Manaus | Foto: Marcely Gomes

    Consumidores que desejavam adquirir produtos com valores altos poderão comprar com a isenção do imposto, como é o caso da contadora Márcia Araújo.

    “Fiquei sabendo pela televisão sobre essa campanha, então decidi vir aqui no shopping comprar um perfume para presentear uma pessoa. Eu vou aproveitar esse dia onde posso comprar sem essa enorme cobrança de imposto”, declarou a contadora.

    A industriaria Milena Lins, que esteve presente no Amazonas Shopping, reconhece a importância da iniciativa que busca conscientizar a população para cobrar o poder público e reverter os impostos recolhidos em melhorias na cidade.

    “Somente quando vemos a quantidade de desconto é que percebemos o quanto de impostos pagamos em cada produto”, destacou.

    O ato, que acontece pela quarta vez em Manaus, segundo o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Denucci, é uma ótima oportunidade para o consumidor conhecer o quanto o imposto pesa em cima das mercadorias e ainda adquirir produtos com um preço abaixo do que é vendido nos dias normais.

    O horário de funcionamento do Manauara, em virtude do objetivo da ação, se encerrará excepcionalmente às 23h.

    Superintendente do Manauara Shopping, Fábio Denucci
    Superintendente do Manauara Shopping, Fábio Denucci | Foto: Marcely Gomes

    Arrecadação dos tributos

    O superintendente ainda ressalta que os lojistas não deixarão de emitir o cupom fiscal, contendo o valor do produto e o valor do imposto que é arcado pelo próprio estabelecimento.

    “A regularidade fiscal continua a mesma e deve ser cumprida. O imposto existe, ele é muito importante pois sustenta a educação, saúde e segurança do país. Os tributos em vez de serem pagos pelo consumidor, serão pagos pelo dono da loja", ressaltou Fábio.

    Orientações ao consumidor

    A Comissão de Defesa ao Consumidor (CDC) esteve presente na abertura da ação para distribuir a Cartilha do Consumidor Amazonense, lançada nesse mês, que contém informações sobre direitos e deveres do consumidor, assim como também as normas legais em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

    A Comissão pretende distribuir a cartilha não só na capital amazonense, mas também em todo o interior do Amazonas, como os municípios Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Anamã, Tabatinga e Parintins.

    A Comissão deseja orientar os consumidores que pretendem ir ao Festival Folclórico de Parintins, pois há um grande fluxo de produtos vendidos nessa época do ano.

    Presidente do CDC, deputado estadual João Luiz
    Presidente do CDC, deputado estadual João Luiz | Foto: Marcely Gomes

    O presidente da CDC orienta que a exigência da nota fiscal é um dever de todo o cidadão. “O consumidor deve exigir o cupom fiscal quando for comprar algum produto. Com o cupom, a autonomia de reivindicar outro produto com defeito é garantida”, orientou.

    Lista das lojas participantes

    Mais de 300 estabelecimentos aderiram ao ‘Dia Livre de Impostos’ e oferecem produtos no segmento de vestuário, calçados, produtos eletrônicos, cosméticos, dentre outros.

    A lista com todas as lojas participantes se encontra no aplicativo ‘Teewa’, disponível para as plataformas Android e iOS. Nele o consumidor ainda tem acesso aos produtos com desconto inseridos na campanha.

    'Dia Livre de Impostos' nos shoppings em Manaus
    'Dia Livre de Impostos' nos shoppings em Manaus | Foto: Marcely Gomes

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    No Dia da Liberdade de Impostos, lojas em Manaus serão fiscalizadas

    Cartilha do Consumidor Amazonense é lançada na Aleam

    Comentários