Fonte: OpenWeather

    Competição


    Atléticas universitárias participam da 1º Edição da Inter Atléticas

    O evento busca promover uma interação entre a comunidade academia do estado, unindo universidades através de competições esportivas

    Turma que compõe a Atlética Feroz, do curso de Medicina Veterinária.
    Turma que compõe a Atlética Feroz, do curso de Medicina Veterinária. | Foto: Reprodução

    Manaus - Organizada pela Liga Das Atléticas do Amazonas (LIAM), a 1ª Edição da ‘Inter Atléticas’ reuniu 14 atléticas universitárias de Manaus, vinculadas a LIAM. Os jogos aconteceram na Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital, de 30 de maio a 2 de junho. 

    O evento busca promover uma interação entre a comunidade academia do estado, unindo universidades através de competições esportivas que contemplam as seguintes modalidades: Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol e Tênis de Mesa, nas modalidades feminina e masculina.

    Calouros e veteranos, reunidos com a atlética Feroz.
    Calouros e veteranos, reunidos com a atlética Feroz. | Foto: Reprodução

    Essa união permite que juntas, as atléticas possam realizar eventos acessíveis e de grande porte para o público universitário, bem como o campeonato Inter Atléticas, além da Festa Oficial das Atléticas, já está em sua 2° edição. A liga também busca realizar ações de cunho social, tais como arrecadações de alimentos, além de outras ações voluntárias de seus membros.

    O torneio

    Nesta edição, participaramuniversitários das seguintes universidades: Universidade Nilton Lins, Centro Universitário FAMETRO, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), espalhados pelas modalidades oferecidas para esta competição.

    Os jogos tiveram inicio na noite de quinta-feira (30), na categoria Volei. Já nesta sexta (31), os times de futsal feminino entram em campo buscando a vitória, com os jogos tendo inicio às 18 horas. No final de semana aconteceu jogos de futsal masculino e habdebol. 

    A Atlética

    E para entender um pouco melhor sobre esse mundo das atléticas universitárias, a reportagem do EM TEMPO entrou em contato a Atlética Feroz, atlética que participa da 1º Edição do Inter Atléticas, para entender da um pouco sobre as atléticas, além de suas funções e missões.

    Fundada em julho de 2018, a Feroz é a maior atlética de Medicina Veterinária do Amazonas, tendo a sua diretoria composta por 11 membros do curso, dos mais diversos períodos, para que possam alcançar todos os alunos do curso.

    Um dos eventos da Feroz, que busca realizar ações sociais ao longo do ano.
    Um dos eventos da Feroz, que busca realizar ações sociais ao longo do ano. | Foto: Reprodução

    Para a presidência da Feroz, a atlética é responsável por coordenar a parte desportiva do curso, bem como organizar treinos, campeonatos internos e externos de diversas modalidades, promovendo festas de recepção aos calouros, ações sociais e solidárias, visando sempre a integração entre os alunos.

    Universitárias com seus produtos licenciados da Feroz
    Universitárias com seus produtos licenciados da Feroz | Foto: Reprodução

    Estima-se um total de mais de 500 produtos comercializados para os alunos do curso, e é comum encontrar grupos de alunos utilizando as camisas da atlética, publicando fotos com a caneca em seus momentos de lazer e recreação.

    Ações sociais

    No 2° semestre de 2018, a Atlética FEROZ incluiu na sua semana de recepção um projeto da coordenação do curso, conhecido como Trote Solidário, ações de arrecadações de alimento, voltado ao mundo PET.

    Alimentos arrecadados pelos universitário
    Alimentos arrecadados pelos universitário | Foto: Reprodução

    Na ação, arrecadou-se cerca de 300kg de ração, destinada à ONG Pelos e Patas Love, responsável por abrigar mais de 200 animais. Já no primeiro semestre de 2019, o trabalho foi redobrado e em 2 semanas os calouros conseguiram obter quase uma tonelada e meia de ração, distribuídos entre os abrigos Organização Bicho Amado (OBA) e ONG Pelos e Patas Love.

    Alunos do curso de Medicina Veterinária tendo contato com a área.
    Alunos do curso de Medicina Veterinária tendo contato com a área. | Foto: Reprodução

    No ato da entrega de rações ao abrigo ONG Pelos e Patas Love, os calouros foram levados para verem de perto a realidade de muitos pacientes que atenderão no futuro, e aproveitaram o momento para interagir, brincar e dar banho nos animais que ali se encontravam. 

    A Liga das Atléticas - LIAM

    A LIAM trata-se da consolidação da união de todas as Associações Atléticas Acadêmicas pioneiras do estado do Amazonas, juntas somam um total de 14 Atléticas, que reúnem acadêmicos de múltiplos cursos superiores das Instituições de Ensino Superior: Universidade Nilton Lins, Centro Universitário Fametro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), representados pela Liga Das Atléticas do Amazonas (LIAM).

    Atléticas que compõem a Liga das Atléticas do Amazona: Atlética FEROZ: Medicina Veterinária (FAMETRO), Atlética De La Mancha: Medicina  (Universidade Nilton Lins), Atlética Indomável: Medicina  (FAMETRO), Atlética Soberana: Odontologia (UFAM), Atlética Lendária: Medicina (UFAM), Atlética Serpentário: Enfermagem (UEA), Atlética Predadores: Odontologia (UEA), Atlética Ouroboros: Odontologia (Universidade Nilton Lins), Atlética Magma: Engenharia (Universidade Nilton Lins), Atlética Imperador: Fisioterapia (Universidade Nilton Lins), Atlética Surreal: Eng. De Alimentos (UFAM), Atlética Pretoriana: Enfermagem (UFAM), Atlética Omega: Direito (Universidade Nilton Lins) e Atlética Selvagem: Medicina (UEA)

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Rebeliões em presídios no AM podem somar R$ 6 milhões em indenizações

    Câmara aprova lei com reajuste salarial de 6% para servidores da Semsa

    Comentários