Fonte: OpenWeather

    Saúde animal


    Precisa castrar gato ou cachorro? Prefeitura lança sistema gratuito

    O CCZ Cidadão oferta serviços como castração de cães e gatos, vacinação antirrábica animal, esterilização cirúrgica animal, registro de identificação eletrônica animal, dentre outros

    Os serviços são pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) | Foto: Lucas Vasconcelos

    Com objetivo de beneficiar a população em geral e as Organizações Não Governamentais (ONGs), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lançaram o sistema de agendamento eletrônico de serviços. Por meio dele, serão ofertados castração de cães e gatos, além de vacinação antirrábica animal. Os serviços são pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Brasil, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

    O prefeito ressaltou que a ação visa cuidar dos animais e prepará-los para adoção. “A mentalidade mais antiga era de se livrar dos animais, o que muitas vezes causava a morte deles. Nós queremos vaciná-lo, acabar com o fantasma da raiva, a castração para evitar a proliferação e encaminhá-los para adoção”, declarou o prefeito.

    Prefeito de Manaus, Arthur Neto
    Prefeito de Manaus, Arthur Neto | Foto: Lucas Vasconcelos

    O sistema "CCZ Cidadão" permite o agendamento eletrônico de solicitações de castração de cães e gatos, a obtenção do certificado do registro de animais e outros serviços relacionados ao controle de zoonoses.

    Acesso ao site

    O acesso, que substitui o agendamento telefônico para a castração de animais, é feito pelo endereço eletrônico ccz.manaus.am.gov.br, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Não é necessário realizar download ou instalação de aplicativo.

    Acessando o sistema, a pessoa interessada poderá fazer um cadastro e, em seguida, acessar o CCZ Cidadão para realizar o agendamento da castração de cães e gatos. O cadastro requer nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone celular do tutor do animal. 

    Serão disponibilizados agendamentos de forma distinta para a população e ONGs, mediante cadastro prévio e disponibilidade de vagas. As ONGs também deverão apresentar CNPJ, juntamente com informações do animal a ser castrado.

    Página inicial do site de agendamento eletrônico de serviços
    Página inicial do site de agendamento eletrônico de serviços | Foto: Reprodução

    O sistema CCZ Cidadão apresentará uma agenda mensal de vagas disponibilizando serviços de castração em unidades móveis do CCZ, em turnos matutinos e vespertinos. As unidades estão localizadas no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul, e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), bairro São José do Operário, Zona Leste.

    Serviços

    Além de castração de cães e gatos, o centro de controle oferta serviços como vacinação antirrábica animal, esterilização cirúrgica e registro e identificação de cães e gatos, fiscalização de procedimentos pós-cirúrgicos, visitas zoossanitárias, educação em saúde e guarda responsável de animais e promoção e prevenção da raiva humana.

    ‘Bicho Feliz’

    Segundo o secretário municipal de Saúde, o lançamento do novo sistema integra as ações do programa "Bicho Feliz", que faz parte do plano da Prefeitura em se preocupar com o bem-estar animal, associado ao controle das zoonoses na cidade, resguardando a saúde da população.

    Revitalização

    Após anúncio do Sistema CCZ Cidadão, o prefeito aproveitou para comunicar o início da obra de revitalização da sede do Centro de Controle e Zoonoses. Com previsão de ser entregue em 150 dias, o novo prédio terá 1.062,25 metros quadrados de área construída, com um total de 50 ambientes, ampliação do espaço do centro cirúrgico de castração de animais e reforma completa da rede elétrica e hidráulica.

    O prazo para conclusão da obra é de 150 dias
    O prazo para conclusão da obra é de 150 dias | Foto: Lucas Vasconcelos

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Vídeo: Conheça os sinais de DSTs em animais de estimação

    'Ataque de cães nas ruas evidencia perigo', dizem motociclistas do AM

    Comentários