Fonte: OpenWeather

    Proteção ambiental


    Vídeo: MPF pede avanços na escolha do novo gestor do Ibama no Amazonas

    Instituto permanece sem superintendente desde abril, quando a PF realizou a prisão do superintendente da pasta

    Veja reportagem | Autor: Bárbara Mitoso/TV Em Tempo

    Manaus - As irregularidades ambientais envolvendo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas foram reveladas pela Polícia Federal em abril através da Operação Arquimedes. Na ocasião, 26 pessoas foram presas e 109 mandados de busca e apreensão cumpridos para desarticular uma quadrilha especializada na extração e comércio ilegal de madeiras da Amazônia.

    Mais de 70 empresas são investigadas por causarem graves danos ambientais à floresta. Em maio, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação civil pública contra uma delas, a Amata s/a, que teve mais de R$ 47 milhões bloqueados.

    O órgão que deveria fiscalizar e combater esses crimes ambientais é o Ibama, mas desde 2017 a fiscalização passou a ser responsabilidade do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mas durante a Operação Arquimedes, foi descoberto que servidores dos dois órgãos estavam envolvidos no esquema, inclusive o ex-superintendente do Ibama, José Leland Barroso.

    Com a prisão do ex-superintendente, José Barroso, o MPF abriu procedimento administrativo para acompanhar a escolha do novo superintendente do Ibama no Amazonas. Enquanto a escolha não é feita, um gestor interino responde pelo órgão.

    A extração e o comércio legal de madeira na Amazônia está sendo investigada há anos. A Operação Arquimedes expôs a necessidade de reestruturação e modernização dos órgãos ambientais, por isso o MPF montou uma força-tarefa para que a operação continue.

    Veja a reportagem completa da TV Em Tempo:

    Veja reportagem | Autor: Bárbara Mitoso/TV Em Tempo
     

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Ibama e os olhos que deveriam proteger a Amazônia

    Bolsonaro quer usar policial de folga para fiscalizar a Amazônia

    Assista mais vídeos da TV Em Tempo

    Comentários