Fonte: OpenWeather

    Interior


    Fuam realiza mais de 800 atendimentos em municípios do interior

    Além dos exames e consultas, a equipe realizou ainda 47 avaliações de prevenção de incapacidades em pacientes

    Dez municípios foram supervisionados e receberam a visita de técnicos
    Dez municípios foram supervisionados e receberam a visita de técnicos | Foto: Divulgação

    Manaus- A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou mais de 800 atendimentos, dentre exames e consultas dermatológicas, nos meses de abril e maio, em municípios do interior do estado, durante viagens para monitoramento e intensificação das ações do Programa de Combate à Hanseníase.

    Segundo o chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuam, enfermeiro José Yranir Nascimento, foram realizadas também outras atividades, como busca ativa de novos casos de hanseníase, exames de contatos (pessoas que mantêm contato próximo e prolongado com pacientes de hanseníase), avaliação de prevenção de incapacidades, visitas domiciliares, dentre outras ações.

    “Foram realizados 729 exames de pele, 162 consultas médicas dermatológicas, e identificados 16 casos novos de hanseníase nos municípios visitados”, afirmou.

    Além dos exames e consultas, a equipe realizou ainda 47 avaliações de prevenção de incapacidades em pacientes, 68 exames de contato, além de treinar 96 profissionais de saúde e sensibilizar outros 212, durante palestras realizadas pelas equipes.

    No total, dez municípios foram supervisionados e receberam a visita de técnicos, médicos e enfermeiros da Fuam: Pauini, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Humaitá, Manicoré, Novo Airão, Manacapuru, Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, além de comunidades no Rio Javari.

    Dentre eles, Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e comunidades próximas foram supervisionados graças à parceria entre Fuam e Marinha do Brasil, que esteve na região do rio Javari em missão com o Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Descentralização de medicamentos da Cema gera economia para o Estado

    Fuam e UEA abrem inscrição para nova turma do Mestrado em Dermatologia

    Comentários