Fonte: OpenWeather

    ​PLANTIO CASEIRO


    Prefeitura inicia minicurso sobre hortas urbanas

    O interesse pelo plantio caseiro de hortaliças levou 47 pessoas a se inscreverem nessa edição do minicurso

    Esse é o sétimo minicurso ministrado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
    Esse é o sétimo minicurso ministrado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) | Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

    Manaus - Mais um minicurso oferecido gratuitamente à população, pela Prefeitura de Manaus, teve início nesta terça-feira (18). Desta vez, sobre as técnicas de cultivo de hortas urbanas, aquelas que podem ser mantidas em pequenos espaços, como por exemplo, nos quintais das residências, em apartamentos e jardineiras suspensas.

    Esse é o sétimo minicurso ministrado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As aulas teórica e prática acontecem, respectivamente, na sede da secretaria, na Vila da Prata, zona Oeste, e no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul.

    O interesse pelo plantio caseiro de hortaliças levou 47 pessoas a se inscreverem nessa edição do minicurso. A dona de casa Antônia do Socorro Vitalino de Souza, 52, moradora do Puraquequara, zona Leste, é uma das participantes. "Gosto muito dessa área. Por isso participo dos minicursos que a prefeitura oferece", afirmou ela, que já colocou em prática os ensinamentos que vem adquirindo. "Já estou até vendendo as mudas que produzo e quero agora produzir hortaliças", afirmou, destacando que a expectativa é em relação à aula prática nesta quarta-feira (19). 

    O instrutor do minicurso, o engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, informou que o objetivo é incentivar o cultivo doméstico de hortaliças repassando noções sobre os tratos culturais necessários e os tipos de sementes utilizadas. “Buscamos mostrar as alternativas viáveis de plantio, fazendo o reaproveitamento de resíduos como garrafas PET, canos de PVC, pneus, entre outros, além de repassar informações sobre as características de cada espécie e os cuidados a serem tomados”, explicou. 

    As hortaliças mais comuns em hortas caseiras são cebolinha, coentro, alface, couve, tomate, além das utilizadas como condimentos, a exemplo do manjericão e da chicória. Os minicursos com temáticas ligadas à arborização urbana e o paisagismo são oferecidos pela Prefeitura de Manaus desde 2015, como estratégias de educação ambiental que contribuem para a disseminação de informações e envolvimento maior da população com o tema.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Prefeitura certifica 175 alunos através do 'Projeto Decolar'

    Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira (21)

    Comentários