Fonte: OpenWeather

    Unidade de saúde


    'No SPA Danilo Correa acesso por escadas é negado', denuncia paciente

    Denunciante diz que, em caso de incêndio, o bloqueio das escadas é uma tragédia anunciada

    A unidade fica na Cidade Nova, atendendo quase 150 pessoas por dia
    A unidade fica na Cidade Nova, atendendo quase 150 pessoas por dia | Foto: Reprodução

    Manaus - Um paciente da Policlínica Danilo Correa, localizada na avenida Noel Nuts, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, denunciou, nesta segunda-feira (1º), que o uso escada da unidade é fechado nos finais de semana e feriados, impossibilitando o acesso dos pacientes por meio desta, deixando apenas o elevador como a única locomoção disponível.

    Segundo ele, em caso de uma possível saída de emergência, o não acesso às escadas pode comprometer uma evacuação.

    O denunciante sustenta que o bloqueio é uma tragédia anunciada, pois, em casos de incêndio, o acesso para a saída se dará apenas pelo elevador - o que dificultará o processo de retirada - podendo causar uma tragédia maior no local.

    Além disso, de acordo com o paciente, a situação também gera transtornos, pois muitas pessoas, que não gostam ou têm medo de utilizar elevadores, acabam sendo forçadas a utilizarem o meio de locomoção para realizarem os procedimentos necessários, mesmo contra a vontade.

    Versão do hospital

    Procurada pela reportagem, para esclarecimentos acerca do caso, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) se manifestou por meio de nota.

    "A unidade mista, composta pela Policlínica e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Correa, possui entradas e serviços diferenciados. O funcionamento do SPA ocorre 24h, todos os dias da semana. Enquanto a Policlínica tem o funcionamento estabelecido de segunda a sexta-feira, 07h às 18h", informa a instituição. 

    Por este motivo, a Susam esclarece que "para evitar que pessoas que não são pacientes transitem fora do horário do atendimento da Policlínica, a direção optou pelo uso exclusivo do elevador aos finais de semana, feriados e no período noturno para acesso ao SPA". 

    A Susam destacou, ainda, que a "direção reforça que a Ouvidoria da unidade acolhe as queixas dos usuários e informa que não há registro de nenhuma reclamação desta natureza".

    O Danilo Correia esclarece ainda que, em casos em que o usuário manifesta a necessidade de acessar as escadas, o acesso é liberado.

    Melhorias

    Em fevereiro de 2019, foram entregues quatro leitos de emergência no SPA Danilo Correa, dobrando a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, totalizando quatro leitos disponibilizados para emergências no hospital.

    A unidade, que tem atendimento 24 horas, atende aproximadamente 5 mil pessoas por mês, tendo uma média de 150 atendimentos por dia.

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Motorista morre após capotamento de carro na Avenida das Torres

    DPE atende presos provisórios em mutirão carcerário no Ipat


    Comentários