Fonte: OpenWeather

    Crescimento


    Número de vagas para exames práticos é ampliado em 70%, diz Detran-AM

    Segundo o órgão de trânsito, o aumento no número de vagas reduz o tempo de agendamento da prova prática para a CNH

    Complexo de Exames de Direção Veicular | Foto: Divulgação/Detran-AM

    Manaus - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) aumentou o número vagas para exames de direção realizados no Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV). O quantitativo de vagas para testes práticos por semana subiu de 800 para 1.365, totalizando um aumento de 3.200 para 5.460 mensalmente. O crescimento no número de vagas representa um acréscimo total de 70% no quantitativo de vagas ofertas ao mês e por semana.

    O aumento no número de vagas reduz o tempo de agendamento da prova prática para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir deste mês, o candidato que marcar a primeira prova, e também o reteste, poderá fazê-los em até 30 dias. Antes das alterações, o prazo chegava a ser de até dois meses.

    Esse aumento ocorreu após planejamento da gestão do Detran-AM, que remanejou servidores, alterou metodologia de trabalho e fez ajustes no contexto administrativo e jurídico para otimizar o tempo para a realização dos exames.

    Com essas mudanças, foi possível dobrar o número de examinadores, que passou de sete para 14, e ainda criar horários extras para a realização das provas. Antes das alterações, os exames eram realizados das 8h às 15h30, durante e semana, e das 8h às 10h, aos sábados. Agora, durante a semana, as provas podem ser feitas até as 16h30 e, aos sábados, até as 11h.

    O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que a instituição tinha consciência de que era necessário diminuir o tempo para realização das provas e por esse motivo, seguindo as diretrizes do governador Wilson Lima, promoveu mudanças para a melhoria do atendimento aos candidatos.

    “Concordamos com as reclamações e voltamos o olhar para isso. Montamos uma comissão para trabalhar ‘full time’ na resolução desses problemas. E não para por aí: tem novidades ainda futuramente para a área de exames. Com as medidas que foram tomadas, conseguimos reduzir o tempo de espera do usuário para a marcação do seu exame prático, que era de até 60 dias. Hoje já está em 30 dias, e a expectativa é que a gente consiga diminuir para duas semanas, no máximo”, afirmou o diretor.

    O Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV) também foi reformado para garantir um atendimento mais humanizado aos candidatos. Localizado no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus, o local ganhou uma sala de espera climatizada, pintura nova e reforma nos banheiros.

    “Também já melhoramos a questão da humanização do atendimento ao usuário. Hoje há uma sala de espera dentro do CEDV, e fizemos uma reforma na área de exames para melhor atender a população”, completou.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui

    Compensa recebe serviços de 20 órgãos municipais neste sábado

    Defensoria Pública oferece atendimentos em escola da Compensa

    Comentários