Fonte: OpenWeather

    Crise


    Vídeo: AM tem o segundo pior sistema carcerário do país, diz relatório

    Carceragem do Amazonas perde apenas para penitenciária em Roraima

    Veja a reportagem | Autor: Mei Shapiama/TV Em Tempo

    Manaus - O Amazonas ficou em penúltimo lugar em um relatório sobre o sistema carcerário publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Os dados levam em consideração a superlotação dos presídios em todo o país.

    A população carcerária do Amazonas é de mais de 10 mil presos, quase 60% deles são provisórios, ou seja, não foram julgados ainda e a situação preocupa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    De acordo com o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, a situação poderia ser pior sem a polêmica audiência de custódia. 

    O relatório mostra que nos anos de 2016 e 2017 o Estado ocupava o quarto lugar entre os piores sistemas carcerários, mas com o fechamento da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, a situação se deteriorou: novas vagas no sistema não foram criadas e não há sequer planos para a construção de novos presídios.

    Para a OAB, a saída é o investimento na construção de presídios, mas com um forte trabalho de socialização. Em nota, o Ministério Público explicou que o ranking é feito a partir das fiscalizações constantes realizadas nas unidades prisionais do Estado.

    Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que a superlotação dos presídios é um problema nacional. Na ocasião, ressalto que tem o compromisso de construir novas unidades prisionais na capital e no interior como uma ação para solucionar essa realidade.

    Veja a reportagem completa da TV Em Tempo:

    Veja a reportagem | Autor: Mei Shapiama/TV Em Tempo
     

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Vídeo: Após rebelião, presos de Iranduba são transferidos para Manaus

    Após chacina, 'racha' na FDN gera conflitos fora das cadeias em Manaus

    Assista mais vídeos da TV Em Tempo

    Comentários