Fonte: OpenWeather

    Buracos


    Moradores cobram melhorias na pavimentação de rua em bairro de Manaus

    "Há mais de 10 anos a rua não recebe pavimentação asfáltica e, quando chove, tudo vira lama", relata um dos moradores entrevistados pela reportagem

    De acordo com a população, há mais de dez anos, a rua não recebe pavimentação asfáltica e está esburacada, dificultando o acesso de carros, ambulâncias, carros de lixo e cadeirantes
    De acordo com a população, há mais de dez anos, a rua não recebe pavimentação asfáltica e está esburacada, dificultando o acesso de carros, ambulâncias, carros de lixo e cadeirantes | Foto: Divulgação

    Manaus – Enquanto a Prefeitura de Manaus lançava o último lote de obras de recuperação viária do bairro Distrito Industrial, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na manhã desta segunda-feira (15), os moradores da rua Otoniel Alencar (antiga rua Niterói), localizada no loteamento Rio Piorini, no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte da cidade, denunciavam ao Portal Em Tempo o estado crítico da via.

    De acordo com a população, há mais de dez anos a rua não recebe pavimentação asfáltica e está esburacada, dificultando o acesso de carros, ambulâncias, carros de lixo e cadeirantes. 

    “A rua já estava com difícil acesso há muito tempo, quando há dois anos, em 2017, a antiga empresa de abastecimento de água [Manaus Ambiental] realizou o trabalho de encanação aqui na área. Eles vieram, fizeram os buracos e depois fecharam com uma camada fina de asfalto. Com isso, na primeira chuva, a água levou o resto de asfalto que tinha”, contou a comunicóloga Giseli Lins, de 32 anos. 

    Moradores contam que quando chove a rua fica só lama, impossibilitando o trafego de pessoas e veículos
    Moradores contam que quando chove a rua fica só lama, impossibilitando o trafego de pessoas e veículos | Foto: Divulgação

    Para piorar a situação dos residentes da rua Otoniel Alencar, em maio desde ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou obras em torno do local. "Eu perguntei para um dos mestres da obra se eles iriam passar na nossa rua. Ele olhou na prancheta e disse que não havia nada planejado para a nossa rua”, afirmou Giseli. 

    Moradora há 20 anos da localidade, a assistente administrativo Fátima Aguiar, de 52 anos, está cansada de pedir ajuda para a irmã com deficiência. “Há mais de dez anos que está rua está cheia de buracos. Eu tenho uma irmã deficiente, e até para ela andar aqui fica difícil, pois ela cai”.

    Fátima conta que foi até a Divisão Distrital da Seminf, no bairro Novo Israel, naquela mesma Zona, e, segundo o órgão, a rua já estava pavimentada. "Eles responderam que haviam concluído uma obra naquela rua e lá no sistema consta que já estava asfaltada. Só que não é verdade. Estou fazendo mais um apelo para que nos ajude. Pagamos IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] todos os anos e não é barato”. 

    A moradora foi informada que a rua já estava pavimentada
    A moradora foi informada que a rua já estava pavimentada | Foto: Divulgação

    A vendedora Railice Souza, de 33 anos, fez um apelo para a Seminf. "Peço ajuda para a nossa rua, que há anos não recebe infraestrutura. Não podemos andar nela devido a tantos buracos e lama quando chove. Por favor nos ajude, porque não aguentamos mais essa situação precária”, implorou a moradora ao Portal Em Tempo.

    Em nota, a Seminf informou que está atuando na comunidade com implantação de rede de drenagem profunda na Rua Tio Xinin e, na sequência, as equipes vão avançar com obras pelas vias da comunidade executando serviços de drenagem superficial, tapa-buracos e desobstrução de caixas coletoras. 

    O órgão concluiu que a demanda foi encaminhada ao distrito de obras para avaliar as necessidades para ser inserida na agenda de trabalhos.

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais: 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no WhatsApp. Clique aqui!:

    Morador do bairro Santa Etelvina denuncia ruas em mau estado

    Morador denuncia descaso com esgoto em Manaus



    Comentários