Fonte: OpenWeather

    Energia elétrica


    Vídeo: moradores fazem protesto contra falta de energia em Iranduba

    Moradores de Manacapuru, Iranduba e distrito de Cacau Pirêra já estão há quase 72 horas sem energia elétrica. Perda de alimentos, falta de água são as reclamações mais frequentes.

    Moradores estão revoltados com falta de energia elétrica
    Moradores estão revoltados com falta de energia elétrica | Foto: Divulgação

    Iranduba - Moradores de Iranduba e do distrito de Cacau região metropolitana de Manaus, realizaram na manhã e tarde deste domingo (21), uma manifestação contra a empresa Amazonas Energia, por falta de energia na comunidade.

    Durante o protesto, a Estrada Manoel Urbano, na AM 070, foi fechada. Manifestantes furiosos por conta da falta de energia há mais de 48 horas, fecharam a estrada, queimaram pneus e montaram barricada. 

    De acordo com a dona de casa, Marilene Torres, de 27 anos, a população do outro lado da Ponte Jornalista Phelippe Daou, está desde sexta-feira sem energia nas residências.

    "

    "A luz foi embora por volta de meio-dia de sexta-feira e até agora não voltou. Soubemos que vamos ter que esperar por mais sete dias. Já estamos sem água nas casas, sem falar ter que aturar o calor infernal que tem feito nesses dias. Os alimentos estão estragando. No fim do mês a conta vai chegar. Se eu não tiver dinheiro para pagar, eles vão cortar a minha luz. Não é possível que uma empresa deste tamanho não tenha um plano B para quando ocorra esses problemas". "

    Marilene Torres, Dona de Casa

    O comerciante João Pereira, de 45 anos, questionou quem irá pagar o valor das mercadorias que ele está perdendo em seu comércio. "Eu quero saber que vai assumir a conta do material perecível que perdi. Eles não estão tendo dó da gente. A gente paga todo mês uma conta que não é barata. Por que ainda não ajeitaram esse cabo? Assim como eles nos cobram, também viemos cobrar", disse o homem. 

    De acordo com a administradora de empresas Neida Zaranza, que trafegava de moto com o marido pela rodovia, o trânsito ficou complicado. "Fomos a Manacapuru e quase não conseguimos passar e olha que ainda estávamos de moto", disse à reportagem. 

    Na última sexta-feira (19) a empresa divulgou nota, informando que houve um desligamento na linha alimenta as cidades de Iranduba e Manacapuru. O fato foi causado por um superaquecimento de um dos cabos subaquáticos instalados no Rio Negro. De acordo com a assessoria, as equipes estavam trabalhando para solucionar o problema. 

    Em outra nota dada neste domingo, 21, a Amazonas Energia informa que às 5h desta segunda-feira (22),  8 mergulhadores irão mergulhar no Rio Negro, para verificar o dano no cabo subaquático, para que a Distribuidora possa definir as estratégias junto à empresa contratada Elektra, para recuperação do cabo. O material referente ao cabo, é adquirido fora do país, e a Distribuidora adotará todas as medidas cabíveis. 

    A Amazonas Energia também reforça que 12 grupos geradores estão operando, em reativação de usina termelétrica  (UTE) localizada na Rodovia Manoel Urbano (AM-070), como medida emergencial enquanto a logística e os reparos no cabo subaquático serão realizados. A Empresa transferiu 15 grupos geradores da UTE de Flores, totalizando 27 grupos geradores em operação até o final do deste domingo, 21.

    A empresa também está contratando mais 15MW também para a UTE Iranduba o que totalizará na terça (23) um total de  40MW. Até a próxima quinta-feira (25), serão disponibilizados 60MW aos dois municípios afetados para diminuir os impactos aos moradores das duas localidades. A previsão é que até o final desta semana o fornecimento de energia seja normalizado 100%.

    "Nossas equipes técnicas continuarão trabalhando 24 horas por dia, até normalizar  por completo o fornecimento de energia em Iranduba e Manacapuru, e evitar maiores transtornos à população", diz trecho da nota.

    Veja o vídeo da manifestação enviada por um internauta ao Portal EM TEMPO

    | Autor:
     


    Assista a reportagem da TV Em Tempo:

    Assista a reportagem | Autor: Patrícia de Paula e Juliano Couto/ TV Em Tempo
     

    Leia mais: 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no WhatsApp. Clique aqui!:

    Iranduba completa 24 horas sem energia elétrica

    Município de Iranduba sofre com apagão novamente

    Comentários