Fonte: OpenWeather

    Julho Amarelo


    Praça da Matriz receberá ação do 'Julho Amarelo' nesta quarta (31)

    Julho amarelo é dedicado ao combate às hepatites virais

     Em alusão ao mês de combate às hepatites virais, Julho Amarelo, nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h,  serão realizadas atividades da campanha da Prefeitura de Manaus na Praça da Matriz
    Em alusão ao mês de combate às hepatites virais, Julho Amarelo, nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h, serão realizadas atividades da campanha da Prefeitura de Manaus na Praça da Matriz | Foto: Reprodução

    Manaus -  Em alusão ao mês de combate às hepatites virais, Julho Amarelo, nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h,  atividades da campanha da Prefeitura de Manaus serão realizadas  na praça da Matriz, no Centro de Manaus.

    De acordo com a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, a programação é mais uma estratégia da campanha que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, executada por todas as unidades de saúde.

     “Durante o mês de julho, as unidades de saúde estão intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, a oferta de vacina contra hepatites A e B, e a distribuição de preservativos para evitar a transmissão da doença por meio da relação sexual, além do trabalho de Educação em Saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento”, informa Rita de Cássia.

     Na programação na praça da Matriz, que será executada com o apoio de profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, a população também terá acesso aos serviços de vacinação e testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV, por meio da unidade móvel.

     O público-alvo principal da ação é formado por pessoas que trabalham, frequentam e transitam no centro comercial de Manaus, mas qualquer pessoa interessada pode participar, preferencialmente apresentando o cartão de vacina para as ações de imunização.

    Transmissão

    A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.

    Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.

    A lista com o endereço das 183 Salas de Vacina e as 156 unidades de saúde com oferta de teste rápido para hepatites B e C pode ser acessada no site da Semsa. 

    *Com informações da assessoria 

    Leia Mais 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Faculdade lança curso gratuito de redação para Enem e outros concursos

    Dívidas com a Águas de Manaus? Moradores podem negociar débitos

    Comentários