Fonte: OpenWeather

    Serviços de Saúde


    Susam abre mais um centro para teste rápido de HIV, sífilis e hepatite

    Até o fim do ano, mais dois novos CTAs devem ser entregues à população ampliando para cinco centros de testagem rápida implantados em 2019

    Este é o terceiro centro inaugurado em 2019 e tem livre demanda, ofertando testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    Manaus - Moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo ganham mais um serviço de saúde com a inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), instalado nesta segunda-feira (29/07) na Policlínica Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. O CTA tem livre demanda, ofertando testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.

    Este é o terceiro centro inaugurado em 2019 pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Os outros dois estão localizados na Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro, zona sul de Manaus, e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, no bairro Compensa, na zona oeste.

    A gerente do Centro de Especialidades Médicas, Marcia Murad, destacou que, desde abril, o Estado vem ampliando a oferta para dar melhor atenção à população. “A proposta é descentralizar o serviço, para que a população tenha mais rapidez no diagnóstico e, com isso, tenha acesso ao tratamento com mais facilidade”. 

    O acolhimento dos usuários na unidade vai facilitar o acesso da comunidade aos testes
    O acolhimento dos usuários na unidade vai facilitar o acesso da comunidade aos testes | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    Livre acesso

    O diretor da Policlínica Antônio Aleixo, José Cesar de Carvalho, lembrou que acolhimento dos usuários na unidade vai facilitar o acesso da comunidade aos testes. “A importância do CTA na policlínica, além da descentralização e do acesso rápido, é dar acolhimento para que os usuários tenham livre acesso e ainda quebrar o preconceito e o estigma de fazer um teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, fundamentais para a prevenção e para o tratamento em caso de diagnóstico precoce”.

    O primeiro dia do novo CTA houve boa adesão dos usuários da policlínica. O assistente social Patrick Rodrigues estava acompanhando a esposa em uma consulta e aproveitou para realizar os testes. “Eu decidi fazer o teste pela praticidade e por conta da oferta para os usuários, porque é muito importante para ter um diagnóstico prévio e que se possivelmente tiver algum tipo de doença, ter como receber o tratamento”.

    Até o fim do ano dois novos Centros de Testagem e Aconselhamento serão entregues a população
    Até o fim do ano dois novos Centros de Testagem e Aconselhamento serão entregues a população | Foto: Bruno Zanardo / Secom

    Novos CTAs

    Até o fim do ano, mais dois novos CTAs devem ser entregues à população pela Susam, e a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, ampliando para cinco centros implantados em 2019.

    “Ainda neste ano vamos implantar mais dois novos centros de testagem rápida, um na Policlínica Codajás, na zona sul, e outro na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste, para ampliar a oferta, contemplando cinco unidades com CTAs no Estado”, disse a coordenadora estadual de IST/Aids-HV, Dessana Chehuan. 

    A rede estadual de saúde possui ainda mais dois SAES – Serviço de Assistência Especializado – que também ofertam testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C, um  na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e outro na Fundação Alfredo da Matta (Fuam).

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Hospital Delphina Aziz aumenta oferta de procedimentos na rede pública

    Alunos de projetos de qualificação da prefeitura recebem certificados


    Comentários