Fonte: OpenWeather

    Aleitamento Materno


    Vídeo: 'Agosto Dourado' inicia com incentivo ao aleitamento materno

    A programação terá atividades nas maternidades da rede estadual

    O evento tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno | Foto: Divulgação

    Manaus- A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza, de (1º) a (7), a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A abertura acontece na próxima quinta-feira (1º), a partir das 8h, no Instituto da Mulher Dona Lindu, com entrega de placas para as doadoras e para profissionais do Banco de Leite Humano, além de palestras e apresentação musical.

    O evento, organizado pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança, faz parte das ações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. A programação terá atividades nas maternidades da rede estadual de Saúde e Bancos de Leite Humano do Estado, nos 23 postos de coleta de leite humano da capital e do interior e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic).

    A Semana Mundial de Aleitamento Materno visa incentivar a amamentação e o engajamento da sociedade na defesa desse ato, da saúde e do desenvolvimento integral das crianças. Este ano, a campanha no mundo todo tem como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”. O slogan foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês).

    De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam, o objetivo da SMAM este ano é mobilizar e sensibilizar a sociedade para um tema que salva vidas e reduz mortalidade infantil.

    Para a coordenadora, um dos pontos principais que o tema deste ano aborda é o apoio que a mãe precisa ter ao amamentar. “Ter uma rede de apoio, com a presença do pai, dos avós, dos profissionais de saúde e de todos que possam ajudar a mãe nesse momento que é cheio de desafios”.

    Durante a SMAM haverá atividades educativas e de sensibilização, como palestras, seminários, capacitação, rodas de conversas e panfletagem.

    No dia (28), última quarta-feira de agosto, a Coordenação Estadual de Saúde da Criança realiza uma caminhada de conscientização sobre o aleitamento materno, na Praia da Ponta Negra, encerrando as atividades do Agosto Dourado.

    Alimento completo

    O leite materno é um alimento completo, que apresenta fácil digestão e contém os nutrientes e a quantidade de água necessária ao bebê, além de fornecer anticorpos, favorecendo a  imunidade.

    O Ministério da Saúde defende que o bebê seja alimentado apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida. Sendo um alimento completo, a criança não precisará comer ou beber nenhum outro alimento, inclusive água e chá. 

    O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o recém-nascido alimentado apenas com o leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade.

    Histórico

    A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou a ser elaborada em 1991, como uma estratégia global para promover a importância da amamentação, sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com ONGs.

    No Brasil, a SMAM é realizada pelo Ministério da Saúde desde 2012, sempre na primeira semana de agosto, com a participação das secretarias estaduais e municipais, bancos de leite humano (BLH) e demais parceiros. A partir de 2017, o mês de agosto foi definido como o mês de aleitamento materno, após o Congresso Nacional sancionar a lei 13.435, instituindo o Agosto Dourado.

    *Com informações da assessoria 

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista a reportagem | Autor: Juliano Couto/ TV Em Tempo
     

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Ação oferece exames gratuitos para mulheres na Zona Leste de Manaus

    Bairro Zumbi recebe mutirão de infraestrutura

    Comentários