Fonte: OpenWeather

    Feras da matemática


    Alunos representam o AM em Olimpíada de Matemática da Ásia

    Delegação é a segunda a representar o estado em competições internacionais somente neste ano

    Os estudantes do Ceti Professora Lecita Fonseca Ramos se preparam desde o ano passado para a competição | Foto: Divulgação

    Manaus - Doze alunos da rede pública representarão o Amazonas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (Aimo), que será realizada de 4 a 8 de agosto, na cidade de Taipei, em Taiwan.Esta é a segunda delegação amazonense a ser classificada para competições internacionais de matemática, apenas neste ano.

    A disputa contará com estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais de Tempo Integral (Eeti) Marcantônio Villaça 2 (CMPM 2) e Professora Lecita Fonseca Ramos, localizadas na zona norte de Manaus. A delegação amazonense embarca na sexta-feira (02) para a competição, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

    Essa não é a primeira vez que os alunos do CMPM 2 participam da Aimo. Em 2018, a unidade de ensino trouxe três medalhas para o Amazonas: uma de prata e duas de bronze. Agora, como afirma a coronel Otacicleide Pereira de Oliveira, a meta é o ouro. “As expectativas são muito boas, temos um grupo de estudantes muito focado e capacitado. São alunos destaques mesmo”, acrescentou a coronel, que acompanhará os jovens durante a viagem.

    Ao todo, a escola contará com cinco estudantes na disputa. São eles: Ágatha Lopez Azedo, Atos Brito Omena e Leo Danilo Marinho dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio; e Glauco Ramos Alencar e Giovanna Lara Rosário Medeiros, da 3ª série. Glauco é coronel-aluno e estudante com maior coeficiente da CMPM 2.

    “Eles [os estudantes] fazem parte de uma equipe que participa de diversas competições de Matemática em Manaus e já foram medalhistas nas olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Canguru de Matemática, por exemplo. Foi exatamente por conta desse histórico de conquistas que foram convidados para a Aimo”, revelou Otacicleide.

    Já o Ceti Professora Lecita Fonseca Ramos levará para Taipei os alunos: Caio Silva Nascimento, Francisco Osório de Oliveira Lima Filho, Marcelo Azevedo Rodrigues, Tiago Paiva da Silva, Vitória Lima Macedo Sampaio, Amós Henrique Oliveira Freitas e Giancarlo Ronan Da Silva Caldeira, todos da 2ª série do Ensino Médio. O grupo foi convidado depois de ficar em 2º e 3º lugar nas etapas Estadual e Nacional da Aimo, respectivamente.

    “As expectativas são grandes, estamos todos muito ansiosos. Vamos para a vitória”, contou a gestora Arethuza Karla Amorim Cavalcanti. De acordo com ela, os estudantes estão se preparando para a Aimo desde o ano passado. “Estamos bastante confiantes, pois começamos a treinar em 2018. Todo o esforço valeu a pena”, completou a gestora.

    Arethuza realça, ainda, que os sete representantes da Eeti estão animados com a oportunidade de conhecer outra cultura. “Essa viagem é uma dádiva não somente pelo fato dos alunos competirem a nível mundial na modalidade que todos eles amam [a Matemática], mas, também, por proporcionar a esses jovens a chance de conhecerem um outro país”, finalizou.

    Os alunos do CMPM 2 participaram da Aimo em 2018 e trouxeram medalhas de prata e bronze, agora estão em busca do ouro
    Os alunos do CMPM 2 participaram da Aimo em 2018 e trouxeram medalhas de prata e bronze, agora estão em busca do ouro | Foto: Divulgação

    Sobre a disputa

    A Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (Aimo) é uma competição anual que nasceu em Hong Kong, no sudeste da China, em 2012. Com questões todas em inglês, ela tem alcance mundial e acontece todo ano em um dos 13 países-sede da Ásia, servindo como plataforma para os alunos das redes pública e privada melhorarem suas habilidades de pensamento crítico, trocarem conhecimentos e promoverem o desenvolvimento educacional e cultural.

    Histórico amazonense

    Essa é a segunda vez que estudantes da rede estadual têm a oportunidade de representar o Amazonas em uma competição internacional, somente neste ano. No último dia 16, alunos das escolas Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5) e Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3) participaram da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na cidade de Fukuoka, no Japão. Na ocasião, os estudantes conquistaram uma medalha de prata, a única do Brasil, e outras três de bronze.

    *Com Informações da assessoria

    Leia Mais 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    'Ausência de alunos dificulta reposição de aulas', diz Luiz Castro

    Alunos de projetos de qualificação da prefeitura recebem certificados

    Comentários