Fonte: OpenWeather

    Cuidado com o idoso


    Vídeo: 'O Brasil precisa dar atenção correta ao idoso', diz Arthur

    O prefeito de Manaus falou sobre a importância dos idosos na sociedade durante a entrega das novas estruturas e modernização da Fundação Doutor Thomas

    Manaus - Foi entregue, na manhã desta terça-feira (12), a modernização e humanização das dependências da Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), localizada no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus. Na oportunidade, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, falou sobre a atenção especial voltada para os idosos na cidade.

    Arthur destacou o cuidado com os idosos na cidade de Manaus
    Arthur destacou o cuidado com os idosos na cidade de Manaus | Foto: Bruna Oliveira

    Neto ressaltou o trabalho dos profissionais na unidade e o compromisso da prefeitura com os idosos. "Os índios nossos dão o valor enorme para o idoso, pois os conselhos de guerra e lideranças são ouvidos. Eles ouvem a experiência de quem já guerreou, de quem já viveu. Os orientais também seguem o modelo. O que me causava revolta era pensar que a pessoa tem utilidade até quando ela pode trabalhar. Aqui tem pessoas que já fizeram muito pela educação e diversos setores, merecem nossa consideração. E o Brasil? Precisa dar a devida importância ao idoso e tudo o que eles construíram em nosso país", enfatizou Arthur.

    O espaço conta com 132 idosos institucionalizados
    O espaço conta com 132 idosos institucionalizados | Foto: Bruna Oliveira

    O vereador Hiran Nicolau (PSD) é responsável pela ementa parlamentar junto à Câmara Municipal de Manaus (CMM). A obra orçada em R$ 316 mil visou melhorar as instalações físicas e troca de mobílias. "Minha família tem carga de compromisso com a saúde de Manaus. Hoje é um dia que eu posso voltar para casa e dizer. 'Meu mandato está valendo a pena. Quero parabenizar os trabalhadores deste local, vocês não têm ideia do quanto fazem bem para a vida desses idosos e que precisam do conforto e carinho aqui na cidade. É nosso dever, não é nenhum favor, de reconhecer quem tanto fez por nós", ressaltou o parlamentar.

    Orgulho do trabalho que faz

    Luzia Tavares, de 59 anos, é assistente social na unidade há 20 anos. Ela conta que os idosos na unidade, na maioria das vezes, por negligência familiar e abandono. Em seus anos de serviço na instituição, a profissional destacou a paixão em cuidar de vidas.

    A colaboradora conta a paixão pelo cuidado com as vidas
    A colaboradora conta a paixão pelo cuidado com as vidas | Foto: Bruna Oliveira

    “Muitos casos nos marcam, mas a Sueli chegou aqui pesando aproximadamente 30 quilos. Ela era cadeirante e hoje é uma super mulher. Hoje anda principalmente com a equipe de fisioterapia que dá um show de atendimento. Atualmente deve estar perto dos 78 anos e a gente vê como é gratificante nosso trabalho.  A gente vê a mudança depois de todos os cuidados. Eu sou assistente social de carteirinha, sou apaixonada, não pretendo sair daqui", disse a funcionária.

    Douglas Fabrício, de 44 anos, é funcionário há 11 anos na Fundação e estava feliz com a reforma e ampliação do espaço. “Nossos idosos são carentes de tudo, e aqui tem tudo. Passamos por uma grande reforma com pavilhões novos. Para mim é gratificante a casa estar com uma nova cara”, ressaltou.

    Novos espaços

    Uma das inovações foi a construção da enfermaria de cuidados paliativos
    Uma das inovações foi a construção da enfermaria de cuidados paliativos | Foto: Bruna Oliveira

    O espaço foi reformado e ampliado e hoje atende 132 idosos classificados em três graus de dependência.  Os idosos com a alta dependência necessitam de terceiros para atividades diárias como pentear cabelos e vestir a própria roupa. A média dependência dos idosos classificam aqueles que precisam de ajuda geralmente para locomoção, mas tem capacidade de fazer suas atividades. Os idosos independentes não precisam da ajuda de terceiros, mas recebem atenção especial dos trabalhadores da Fundação Doutor Thomas.

    Novos espaços estão disponíveis na Fundação Doutor Thomas
    Novos espaços estão disponíveis na Fundação Doutor Thomas | Foto: Bruna Oliveira

    A FDT conta agora com novos pavilhões coletivos, refeitório, farmácia, cozinha, enfermaria de cuidados paliativos, sala de estimulação cognitiva, horta, capela, paisagismo e vigilância.

    Assista à transmissão da inauguração na íntegra:

    Assista à reportagem da TV Em Tempo: 

    Assista à reportagem | Autor: Patrícia de Paula/TV Em Tempo
     P



    Comentários