Fonte: OpenWeather

    Caminhada


    Vídeo: homens caminham pelo fim da violência contra mulheres em Manaus

    A "Caminhada dos homens pelo fim da violência contra as mulheres" aconteceu na manhã desta sexta-feira para conscientizar a população sobre o tema

    A passeata contou com a participação do Governador Wilson Lima
    A passeata contou com a participação do Governador Wilson Lima | Foto: Reprodução

    Manaus- A manhã desta sexta-feira (6) foi marcada por uma passeata diferente. A "Caminhada dos homens pelo fim da violência contra as mulheres", promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), aconteceu debaixo de uma forte chuva na Bola do Produtor (avenida Autaz Mirim, 9155, Novo Aleixo).

    O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os casos recorrentes no Amazonas e mostrar que é responsabilidade dos homens a defesa das mulheres. A maioria dos participantes da caminhada eram homens. O governador Wilson Lima marcou presença no evento e destacou o trabalho do governo do Amazonas para as mulheres.

    "O SAC, serviço de atendimento de apoio psicológico às mulheres que são vítimas, tem avançado significativamente com respeito ao atendimento e outras ações paralelas. Ontem, nós assinamos um convênio para capacitação das mulheres no Mutirão, para que elas possam acessar o mercado de trabalho. Nosso compromisso também é com as mulheres", ressaltou Wilson. 

    Servidores do Estado participaram da caminhada
    Servidores do Estado participaram da caminhada | Foto: Bruna Oliveira

    A assistente do serviço social da Casa Civil, Rizeuda Moura, contou como foi a caminhada e sua importância para as mulheres no Amazonas.

    "Os índices de crimes contra mulheres são altos. Era apenas uma delegacia, agora são três no Estado. O governo está mostrando o respeito e a atenção às mulheres. Muitas são oprimidas dentro da sua própria casa, por companheiros que deveriam protegê-las. Foi muito bonita a caminhada, espero que tenha mais iniciativas deste tipo", enfatizou a servidora. 

    A violência em números 

    O número em 2019 chegou a 7 mil casos
    O número em 2019 chegou a 7 mil casos | Foto: Divulgação

    No ano de 2019, foram registrados em Manaus sete mil casos de violência contra a mulher. O número registrado de violência doméstica em 2019 é maior que 13 mil mulheres, 10% superior ao registrado no mesmo período de 2018, com mais de 11 mil casos.

    No Amazonas, 72 mulheres foram vítimas todos os dias no primeiro semestre de 2019.  A delegada Débora Mafra lembrou que esses dados são baseados apenas nos casos registrados nas delegacias do Estado. O quantitativo real tende a ser muito maior, já que a maioria das vítimas tem medo de denunciar o companheiro.

    "Geralmente, as violências acontecem dentro de relacionamentos abusivos, com ciúmes excessivos, violência verbal e perseguição. Isso tudo resulta na violência física.", informa a delegada.

    Assista à reportagem da TV Em Tempo: 

    Assista à reportagem. | Autor: Carlos Nascimento / TV Em Tempo
     



    Comentários