Fonte: OpenWeather

    REFORMA NO PROSAMIM


    Wilson Lima inaugura praça que imortaliza 'Elza Simões', no Centro

    Projeto faz parte do pacote de reformas para os sete parques urbanos do Prosamim

    Momento em que o governador inaugura a praça Elza Simões
    Momento em que o governador inaugura a praça Elza Simões | Foto: Divulgação


    Manaus - O governador Wilson Lima inaugurou na tarde desta sexta-feira (27), a praça Elza Simões de Oliveira, no antigo Parque Bittencourt, localizado entre as ruas Jonathas Pedrosa e Emílio Moreira, no Centro de Manaus. A obra, segundo moradores do entorno, substitui a antiga “área vermelha” que existia no lugar. A área oferece um novo espaço de lazer para a comunidade. 

    O projeto recebeu investimento de mais de R$ 2 milhões, sendo 70% dos recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% de contrapartida do Governo do Estado. 

    Moradores do entorno da nova praça Elza Simões
    Moradores do entorno da nova praça Elza Simões | Foto: Waldick Junior/Em Tempo


    “Eu moro aqui ao lado há mais de 10 anos, e essa área era vermelha. Não era qualquer pessoa que entrava aqui. Agora a comunidade tem um lugar para usar como área de lazer”, diz Israel Reis, de 46 anos.

    Obra

    A praça tem uma área total de intervenção de 13.230,77m², e não recebia melhorias há quase 10 anos. A revitalização faz parte do pacote de reforma dos sete parques urbanos do Prosamim, anunciado em abril deste ano pelo governador Wilson Lima.

    “Foi um presente para a comunidade, porque antes era abandonado isso aqui. Estávamos muito ansiosos para que fosse inaugurado. Agora temos um lugar para ir com a família”, comenta Valdirene Santos, 49, recicladora. 

    A obra é de autoria do governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).

    “Todas essas obras em cada Prosamim são necessárias para que possamos avançar com o saneamento, porque isso significa qualidade de vida para as pessoas. Só faz sentido ser governador se eu puder entregar obras que mudem a vida das pessoas”, disse o governador Wilson Lima, durante discurso.

    Corredor da nova praça Elza Simões
    Corredor da nova praça Elza Simões | Foto: Waldick Junior/Em Tempo


    Durante a solenidade esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Joelson Silva, responsável por enviar o projeto de revitalização da praça.

    “Parabenizo o governo do Estado pela revitalização do espaço e também felicito o Dr. Yedo Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas. O espaço público leva o nome da mãe dele, Elza Simões, como homenageada”, disse.

    Governador Wilson Lima inaugura nova praça
    Governador Wilson Lima inaugura nova praça | Foto: Waldick Junior/Em Tempo


    O presidente do TJAM também esteve presente e agradeceu a homenagem à genitora. “Eu e meus irmãos, além de alguns amigos presentes nessa solenidade, crescemos no entorno desse parque. Brincamos aqui. E eu vejo agora que essa comunidade vai ter paz, porque este lugar um dia já foi área vermelha”, comentou Simões durante a cerimônia. 

    Homenagem

    Elza Simões de Oliveira, grande homenageada, é filha do português Guilherme Augusto Simões e de Felisbela D’Oliveira Simões. O pai dela chegou em Manaus no ano de 1902 para morar com o tio na então rua Jonathas Pedrosa, esquina com a Sete de Setembro. A família é a mais antiga a residir na comunidade.

    Doutor Yedo Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, em discurso de agradecimento
    Doutor Yedo Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, em discurso de agradecimento | Foto: Waldick Junior/Em Tempo

    “Minha mãe foi uma pessoa muito boa. Ela dava aulas de graça para os necessitados e oferecia alimentos sem cobrar nada. Tenho memórias muito boas dela”, lembra o portuário Elson Simões de Oliveira, filho de Elza Simões, que morreu há 28 anos.

    O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas Yedo Simões mantém a tradição da família, e até hoje mora no local.

    Assista à cobertura da inauguração realizada pela WebTV Em Tempo: 

     


    Comentários