Fonte: OpenWeather

    Educação


    Jornalismo durante pandemia é discutido em Semana Acadêmica da Fametro

    Diariamente, convidados das áreas científica e da comunicação irão abordar com as turmas por meio de videoconferências, temas importantes para a compreensão do mundo na atualidade

    Um dos destaques da programação acontece nesta segunda-feira (01) às 19h
    Um dos destaques da programação acontece nesta segunda-feira (01) às 19h | Foto: divulgação

    Refletir e discutir o que cada um de nós pode fazer individual e coletivamente pelo meio ambiente e a atuação e importância do jornalismo hoje são as propostas do curso de Jornalismo da Fametro que realiza de 01 a 05 de junho na semana acadêmica especial intitulada “Jornalismo em tempos de pandemia”, que irá movimentar professores e estudantes acerca de temas fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo. 

    Os impactos do aquecimento global e a importância da natureza e outros temas essenciais para o entendimento da atividade jornalística hoje, como a cobertura da pandemia do novo coronavírus em diferentes meios, a cobertura política no atual contexto e o combate a onda de fake news, que já foi chamada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de “infodemia” redundando em rumores e desinformação, prometem mobilizar a comunidade estudantil do curso.

    Diariamente, convidados das áreas científica e da comunicação irão abordar  com as turmas por meio de videoconferências,  temas importantes para a compreensão do mundo na atualidade.  Um dos destaques da programação acontece nesta segunda-feira (01) às 19h, com a participação do pesquisador Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, que vai abordar o aquecimento global e o papel estratégico da floresta amazônica nesse contexto. Artaxo é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), uma organização científico-política no âmbito das Nações Unidas.

    O coordenador do curso de Jornalismo da Fametro, Gustavo Soranz, assinala que a participação de Paulo Artaxo é uma oportunidade valiosa para que os alunos de jornalismo da Fametro possam repensar o atual modelo de desenvolvimento, o movimento negacionista do clima e como podemos quebrar o ceticismo relacionado à ciência.

    “A população de um modo geral, fica tentada a pensar que as mudanças climáticas globais são um cenário distante, que  não têm efeito imediato em seu cotidiano, nossa intenção é contribuir  para a formação de futuros formadores de opinião mostrando que esse é um risco real, próximo, que precisa fazer parte da agenda de todos”, assinalou o coordenador.

    Além de temas sobre o meio ambiente, parte da programação está dedicada a discutir o  combate à desinformação, com destaque para a participação do jornalista e professor universitário, Ivan Paganotti, um dos coordenadores do curso online Vaza, falsiane, iniciativa que pretende ajudar o grande público a entender e combater fake news e desinformação e do jornalista Douglas Silveira, diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa, dedicada a fact-checking. Além deles, a jornalista Ana Célia Costa, especialista em redes sociais, participará de um debate sobre a importância da presença digital para o jornalista. 

    O evento conta também com a participação do fotógrafo Bruno Kelly e dos jornalistas Fábio Melo, Daniel Jordano e Luciano Abreu, que vão apresentar os desafios da cobertura jornalística no contexto da pandemia, a partir da experiência em diferentes veículos e formas de expressão midiática.

    A jornalista Rosiene Carvalho, especializada em cobertura política, participará de um debate sobre as eleições previstas para 2020, refletindo sobre o impacto da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus nesse processo.

    Na sexta-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, a pesquisadora Rita Mesquita, coordenador de extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, participará de um debate sobre a importância do meio ambiente e a necessidade de refletirmos sobre a relação entre natureza e sociedade no mundo hoje. 

    Toda a programação acontecerá por meio de interação via Google Meet a partir da sala de aula criada especialmente para o evento no Google Classroom intitulada Jornalismo em tempo de pandemia, que pode ser encontrada com o código ccjiu64. 

    Mais informações:

    Gustavo Soranz –Coordenador de Jornalismo da Fametro- 8113-8937

    Tânia Brandão- Divulgação- 99100-8440

    SEMANA ACADÊMICA JORNALISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Programação de 01/06 a 05/06

    01/06 (seg) - 09h - Bruno Kelly / Tema: Os desafios para o fotojornalismo na cobertura da pandemia na Amazônia

    Fotógrafo/Correspondente da Reuters

    Mediador: Helder Mourão

    01/06 (seg) - 19h - Paulo Artaxo / Tema: Aquecimento global

    Instituto de física da USP

    Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

    Mediadora: Tânia Brandão

    02/06 (ter) - 09h - Ana Celia Costa / Tema: A importância da presença digital

    Jornalista

    Especialista em redes sociais

    Mediador: Helder Mourão

    02/06 (ter) - 19h - Rosiene Carvalho /Tema: Eleições na pandemia

    Blog da Rosiene/Band FM

    Mediadora: Liege Albuquerque

    03/06 (qua) – 09h – Fábio Melo / Tema: Cobertura jornalística na pandemia

    Jornalista

    Rede Amazônica

    Mediadora: Taniamara Freitas

    03/06 (qua) – 19h – Daniel Jordano / Tema: Radiojornalismo na cobertura da pandemia

    Jornalista

    Band FM

    Mediadora: Leila Ronize

    04/06 (qui) – 09h – Luciano Abreu / Tema: Telejornalismo na cobertura da pandemia

    Jornalista

    Rede Amazônica

    Mediadora: Taniamara Freitas

    04/06 (qui) – 19h – Ivan Paganotti / Tema: O combate às fake News e desinformação

    Jornalista

    Site Vaza, Falsiane

    Mediadora: Liege Albuquerque

    05/06 (sex) – 09h – Rita   Mesquita - Bióloga

    Pesquisadora e Coordenadora de Extensão do INPA: A importância do meio ambiente

    Mediador: Gustavo Soranz

    05/06 (sex) – 19h – Douglas Silveira / Tema: Checagem de dados no jornalismo

    Jornalista

    Diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa

    Mediador: Gustavo Soranz

    Comentários