Fonte: OpenWeather

    Educação


    Professores iniciam preparação para volta às aulas em Manaus

    Uma jornada Pedagógica, online e presencial, vai acontecer para ajudar os professores na volta as aulas, com assuntos como protocolo de saúde e sobre o conteúdo escolar

    As aulas presenciais nas escolas de ensino médio de manaus retornam nesta segunda-feira(30) sendo necessário cuidados devido ao covid-19
    As aulas presenciais nas escolas de ensino médio de manaus retornam nesta segunda-feira(30) sendo necessário cuidados devido ao covid-19 | Foto: Tácio Melo/Secom

    Manaus- As aulas presenciais nas escolas de ensino médio de manaus retornam nesta segunda-feira(30) sendo necessário cuidados devido ao covid-19. Os professores passarão por uma Jornada Pedagógica para os profissionais de Educação do Ensino Médio, a iniciativa seguirá até sexta (07), com programação remota e presencial.  

    A programação abrangerá temas como: Acolhimento, Protocolos de Saúde, Reorganização do Calendário Escolar, Repriorização Curricular e programas Busca Ativa do Escolar e Aluno Monitor, bem como orientações sobre a Avaliação e o Programa de Recuperação da Aprendizagem. Os conteúdos serão aplicados no retorno dos estudantes às escolas da rede estadual, marcado para iniciar, de forma escalonada, no próximo dia 10 de agosto.

    As atividades serão conduzidas pelas equipes gestoras das escolas da capital, apoiadas pelas secretarias executivas adjuntas Pedagógica e da Capital e pelas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). O secretário adjunto pedagógico, professor Raimundo Barradas, destaca que esse momento visa preparar os profissionais da Educação para o retorno às atividades presenciais, em Manaus.

    Preparação 

     A Jornada Pedagógica visa proporcionar a preparação necessária aos servidores para o retorno dos alunos e a boa convivência com seus pares e orientar sobre o modelo híbrido, distanciamento e protocolos de saúde, entre outros.

    Na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro II, zona centro-oeste de Manaus, professores e coordenadores se reuniram virtualmente na manhã desta segunda-feira (03). De acordo com a professora Sandra Tavares, gestora da instituição de ensino, a unidade de ensino já adotou as medidas necessárias para a retomada das atividades de maneira segura.

    Segundo a pedagoga da escola, Wilka Cordeiro, a preparação para a volta às aulas também visou à reestruturação do calendário acadêmico, de maneira que os conteúdos fossem adaptados para que os estudantes possam concluir o ano letivo sem maiores prejuízos.

    “Para terminarmos o ano letivo, priorizamos os conteúdos. Foi pego o currículo para que possamos adaptá-lo, e foi reorganizado nosso calendário de atividades para que se consiga, até o final do ano, na medida do possível, cumprir com todas as metas programadas”, esclarece.

    O Plano de Retorno às Atividades Presenciais e a Jornada Pedagógica contêm orientações para cada grupo de profissionais e suas respectivas responsabilidades.

    O Plano de Retorno elaborado pela Secretaria de Educação já está disponível por meio de link: https://bit.ly/2XeLnNS.

    Volta às aulas 

     As aulas presenciais na rede pública estadual retornam no dia 10 de agosto, somente com os estudantes do Ensino Médio. Posteriormente, no dia 24, retornam os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

    Os alunos irão frequentar as aulas no modelo híbrido, divididos em dois grupos. Às segundas e quartas-feiras, irão à escola os alunos do grupo A; às terças e quintas-feiras, será a vez dos alunos do grupo B. Nos dias em que não estiverem nas aulas presenciais, os estudantes terão que acompanhar os conteúdos do programa “Aula em Casa”.

    As sextas-feiras serão destinadas para que os professores façam seus planejamentos e formação continuada.

    Leia mais:

    63% dos pais são contra o retorno das aulas presenciais no Amazonas

    Congresso sobre educação falará sobre novas formas de ensinar

    SENAI Amazonas retoma atividades presenciais no dia 3 de agosto

    Comentários