Fonte: OpenWeather

    Meio Ambiente


    Ciclopatrulha faz ação em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, em Manaus

    A iniciativa visa conscientizar os cidadãos sobre o uso excessivo de automóveis

    | Foto: Yasmin Feitosa

    Manaus – Em alusão ao Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta terça-feira, 22 de setembro, a Ciclopatrulha realizou ações em pontos de Manaus. A iniciativa visa conscientizar os cidadãos sobre o uso excessivo de automóveis. 

    Para a primeira ação, a equipe da Ciclopatrulha convidaram vários ciclistas. O percurso começou na Ponta Negra, com parada no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), e depois retornou para o Anfiteatro. De acordo com o capitão Roberto Vieira, a primeira fase uniu cerca de 60 participantes.

    "O objetivo desta primeira ação é o deslocamento seguro do efetivo que está acompanhado alguns convidados. O trajeto foi até ao 19° Dip e retornou para a Ponta Negra, visando fazer com que os cidadãos observem que existem profissionais e atletas, que são usuários do transporte público, mas que acabam utilizando hoje, neste dia específico, a bicicleta como ferramenta de trabalho e deslocamento", disse Vieira. 

    | Foto: Yasmin Feitosa

    Meio de transporte alternativo

    De acordo com o policial, a ação chama atenção tanto à saúde quanto na diminuição do uso de automóveis. "O principal objetivo da primeira ação é conscientizar a população para usar a bicicleta como ferramenta de transporte alternativo não poluente, preservando, assim, o meio ambiente. O poder público já autoriza a bicicleta como ferramenta de trabalho, não só na Polícia Militar, mas na guarda municipal também", explicou. 

    Ciclista por um dia

    Vieira explica que a segunda ação do dia, denominada "Ciclista por um dia", será destinado a motoristas de veículos de porte grande, como caminhão e ônibus, para terem a sensação de ser um ciclista nas ruas movimentadas. 

    "A segunda ação é voltada para a educação no trânsito, os motoristas de veículos pesados serão convidados a participar da experiência de ser ciclista por um dia, onde eles irão pedalar em uma bicicleta de treinamento nossa, a esteira de rolo. Eles irão pedalar parados e vão passar veículos próximos a eles", finalizou Roberto. A ação será na avenida Coronel Teixeira.

    Leia mais: 

    66% dos manauaras já foram expostos ao Coronavírus, diz pesquisa

    Após conhecer rapaz em festa de clube, menina desaparece em Manaus

    ‘Não sabiam nadar’, diz bombeiro sobre jovens que se afogaram no AM

    Comentários