Fonte: OpenWeather

    Parceria


    Governo auxilia Prefeitura de Manaus com doação de medicamentos e EPIs

    Foram doadas nesta semana 2 mil luvas e 5 mil máscaras cirúrgicas. Também serão doados à Semsa 5 mil comprimidos de Azitromicina e 2 mil comprimidos de Ivermectina

     

    | Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, com a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos.

    Foram doadas nesta semana 2 mil luvas e 5 mil máscaras cirúrgicas. Também serão doados à Semsa 5 mil comprimidos de Azitromicina e 2 mil comprimidos de Ivermectina. Os insumos e medicamentos serão utilizados pelo município nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem casos de Covid-19.

    O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, informou que, durante as tratativas com a equipe de transição da Prefeitura de Manaus, no final de 2020, a Semsa havia comunicado a necessidade de reforço de seus estoques de medicamentos e EPIs. 

    Com o início da nova gestão municipal, a SES-AM está prestando esse auxílio inicial ao município. “Nós estamos apoiando a Prefeitura de Manaus nesse início de gestão. Já mandamos máscaras e luvas, e estamos mandando agora, atendendo a um pedido feito, Ivermectina e Azitromicina, para que as UBSs já comecem a dispensar esses medicamentos”, afirmou o secretário estadual de Saúde.

     

    | Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

    O coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, explicou que a doação atende a parte do pedido da Semsa, de acordo com o estoque disponível no momento. Ele informou que, dentro do planejamento de enfrentamento à pandemia, o Estado já deu início a novos processos de compras para aquisição desses medicamentos e EPIs.

    UBS é porta de entrada para casos leves – Para evitar que os pacientes com novo coronavírus (Covid-19) cheguem às unidades de urgência e emergência da rede estadual com o quadro clínico agravado, a SES-AM alerta a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. 

     

    | Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

    Por isso, aos primeiros sintomas, a orientação é que a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Caso surjam sintomas como tosse seca, cansaço, febre e dores no corpo, a população deve se encaminhar às unidades de atenção básica para que um médico faça a sua avaliação e indique o tratamento mais apropriado.

    Leia mais:

    Prefeito de Manaus alinha ações com MS para acelerar vacinação

    Manaus tem mais de 90 sepultamentos em um único dia

    Bolsonaro suspende compra de seringas 'até preços voltarem ao normal'

    Comentários