Fonte: OpenWeather

    Reaplicação


    Enem: primeiro dia de provas tem movimento tranquilo em Manaus

    Na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, o "Quarentão", na Zona Norte, estudantes chegaram cedo; veja

     

    Abertura dos portões que ocorreu às 10h30
    Abertura dos portões que ocorreu às 10h30 | Foto: Suyanne Lima

    Manaus - Estudantes que pretendem ingressar em um curso de nível superior realizam nesta terça-feira (23), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado do Amazonas. Os testes foram remarcados para o dia 23 e 24 de fevereiro no Estado, após decisão da Justiça Federal devido ao aumento de casos de Coronavírus. 

    Na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, o "Quarentão", na Zona Norte, estudantes chegaram cedo para o momento da abertura dos portões que ocorreu às 10h30. Muitos estavam confiantes para conseguir a tão sonhada aprovação.

    "Acredito que foi importante esse adiamento, mas não é necessário agora a aplicação dessas provas nesse período difícil. Estou achando muito desorganizado, não tem nada de distanciamento. Me sinto insegura e com medo de fazer as provas, mas estou com pensamento positivo para a aprovação", declarou a estudante Lorena Azevedo, de 17 anos, que pretende cursar direito. 

    Outra candidata confiante é estudante Mayara do Amaral, de 26 anos que pretende ingressar no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para cursar Letras. 

    "O adiamento das provas permitiu que eu estudasse mais, porém a ansiedade aumentou também. Precisei trabalhar o psicológico para me concentrar na prova. Quanto a presença de várias pessoas na mesma sala, apesar da proximidade, creio que vai dar tudo certo”, disse.

    O Enem também é uma oportunidade para vendedores ambulantes garantirem uma renda a mais. No entanto, a baixa movimentação nas escolas surpreendeu vendedores. 

    "Hoje estou oferecendo caldo de feijão e café preto aos estudantes. Porém aqui o público está escasso. Esse colégio tem 40 salas e vejo que tem pouca movimentação. Talvez por ser no meio da semana ou por não terem sido avisados. Já trabalhei outras vezes e essa é a primeira vez que é assim. Espero conseguir vendas", relatou a vendedora ambulante Francisca Ilza, de 53 anos. 

    O fechamento dos portões será às 12h e as provas devem deve começar às 12h30, e encerrar às 18h no primeiro dia. Amanhã (24), no segundo dia, as provas devem encerrar às 17h30. 

    A chegada antecipada é recomendada aos participantes.

    Veja 

    Leia mais

    Reaplicação do Enem começa nesta terça (23); AM fecha portões às 12h

    Enem no AM: governo decreta ponto facultativo nos dias 23 e 24

    Estudantes do AM fazem prova do Enem hoje (23) e amanhã (24)

    Comentários