Fonte: OpenWeather

    Alerta


    Após explosão, confira cuidados na manutenção e uso de botijão de gás

    Para iniciar um incêndio basta o contato com brasas, faíscas e chamas. Confira os cuidados!

    O primeiro cuidado começa já na hora da compra | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - A explosão de um botijão de gás que deixou seis pessoas feridas em um condomínio no bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus, na última quarta-feira (24), alertou os moradores de Manaus para a segurança. O EM TEMPO listou alguns cuidados na manutenção e uso de botijão de gás.

    O  gás de cozinha, nome popular do gás liquefeito de petróleo (GLP), é uma substância altamente inflamável e exige certos cuidados para evitar acidentes. Para iniciar um incêndio basta o contato com brasas, faíscas e chamas. Por isso, é importante manter o botijão sempre na posição vertical em um ambiente aberto e arejado.

    O primeiro cuidado começa já na hora da compra. O consumidor deve adquirir o gás somente em pontos de venda autorizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e verificar se o lacre da embalagem está intacto. Mas é durante a instalação que a atenção deve ser redobrada.

    "Vale lembrar que a mangueira e o regulador têm prazo de validade de cinco anos. Por isso, vencidos os prazos, esses acessórios devem ser trocados para evitar vazamentos", explica o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sergio Bandeira.

    O botijão deve ser instalado a, pelo menos, 1,5 metro de grelhas e ralos para que o GLP, mais pesado que o ar, não se acumule ali em caso de escape. Locais ventilados naturalmente são indispensáveis, pois espaços fechados tendem a concentrar o gás em situações de vazamento. "Isso pode causar uma explosão se o produto entrar em contato com uma fonte de ignição. Aliás, é bom frisar que a explosão, quando ocorre, é do gás que vazou e não do botijão. O botijão não explode".

    Cuidados no dia a dia

    Procure fechar o registro de gás sempre que sair de casa, evite que crianças e animais fiquem perto do fogão. Caso identifique algum vazamento que não acenda nenhuma luz ou fonte de calor (como fósforos e isqueiros), mova o botijão para o lado de fora da casa e chame a empresa de distribuição. Em casos de fogo e explosões fique longe das redes elétricas e chame imediatamente o corpo de bombeiros no 193.

    Explosões em Manaus

    Na última quarta-feira (24), oito apartamentos foram destruídos após explosão em um dos apartamentos de um condomínio particular no quilômetro 2, da rodovia federal BR-174. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a hipótese é de que a explosão tenha se dado em decorrência de um vazamento de gás GLP das encanações do edifício. Quatro viaturas dos Bombeiros foram empregadas para o controle da situação.

    Casa de madeira foi destruída por incêndio na Zona Norte de Manaus, também por conta do manuseio inadequado da botija de gás, em setembro do ano passado.

    Confira outras orientações do Corpo de Bombeiros sobre o tema:

    – Nunca compre de fornecedores clandestinos, somente dos credenciados;

    – Se o botijão estiver amassado, enferrujado ou se o lacre estiver rompido, não compre;

    – Jamais use uma mangueira de gás que não tenha o selo do Inmetro;

    – As mangueiras devem ter, no máximo, 1,25 metro de comprimento;

    – Mangueira de botijão de gás tem validade! Veja se está dentro do prazo e sem rachaduras;

    – O registro deve ter a gravação do certificado NBR 8473;

    – Sempre utilizar as abraçadeiras próprias do registro de gás;

    – Não utilize ferramentas como alicates ou martelos para rosquear o regulador de pressão. Apenas a força das mão é suficiente para fechar;

    – Para evitar vazamentos, passe uma esponja com sabão em torno do regulador. Se fizer bolhas, o gás está vazando. Reinstale. Se o problema persistir, retire o gás imediatamente de sua casa;

    – Se o gás estiver vazando, não acenda nada. Fósforo e até interruptor de luz podem causar explosão;

    – Por fim, em caso de acidente com fogo, mantenha a calma e ligue 193 para falar com o Corpo de Bombeiros.

    Leia Mais

    Explosão em condomínio de Manaus deixa vítimas com queimaduras

    Casa de madeira é destruída por incêndio na Zona Norte de Manaus

    Comentários